ACN

Arcebispo Shevchuk faz agradecimento

Publicado em: março 21st, 2022|Categorias: Notícias|Views: 563|

“Obrigado a todos que estão fazendo tudo para parar a guerra”. Assim que o líder da maior Igreja Católica da Ucrânia, o arcebispo Sviatoslav Shevchuk, expressou sua gratidão a todos aqueles que estão fazendo o possível para acabar com a “horrível” guerra que acontece em seu país.

Desde o início deste conflito, o líder da Igreja Greco-Católica Ucraniana (UGCC) publica diariamente vídeos para encorajar seus fiéis e compatriotas nestes tempos difíceis. Em seu vídeo na sexta-feira, 11 de março, o arcebispo Shevchuk fez um agradecimento especial a todos aqueles que tentaram encontrar caminhos para a paz, incluindo líderes religiosos internacionais.

“Hoje, quero agradecer sinceramente a todos que, internacionalmente e inter-religiosamente, estão fazendo todo o possível para parar a guerra. Agradeço aos irmãos ortodoxos, em particular na Alemanha e na Europa Ocidental, e à Igreja Ortodoxa Russa, que está tentando servir os refugiados e está apelando à hierarquia da igreja na Rússia para o fim imediato da guerra”.

Arcebispo Shevchuk diz que a guerra é um fracasso pra humanidade

O arcebispo sênior também agradeceu ao Conselho Mundial de Igrejas, que escreveu uma carta ao patriarca da Igreja Ortodoxa Russa, lhe pedindo que mediasse para tentar parar a guerra. Mas, infelizmente, não tivemos nenhum resultado até agora.

Então, em uma segunda mensagem de vídeo, postada no sábado, 12 de março, o primaz da UGCC condenou a guerra. “A guerra é sempre um fracasso para a humanidade, é um momento de vergonha em que a dignidade do homem é humilhada. Quando lutamos pela paz, tudo é possível. Quando a guerra estoura, podemos perder tudo.”

“Hoje, estamos vendo na Ucrânia um grande desprezo pela dignidade humana. Com a guerra, o homem perde sua humanidade, especialmente aquele que a inicia. Quem mata seu próximo, antes de tudo, destrói a humanidade dentro de si, destrói sua própria dignidade.” diz Monsenhor Shevchuk.

Arcebispo pede respeito aos mortos

Assim, à medida que a guerra se aproxima de seu 20º dia, as baixas civis aumentaram e as dificuldades do conflito impedem enterros decentes. “Nosso coração dói ao ver milhares de pessoas enterradas sem uma oração, sem respeito cristão, em valas comuns, sem identificação”.

“É importante hoje mostrarmos respeito pelos corpos dos mortos, sejam eles soldados ou civis”, conclui o arcebispo major Shevchuk. Então ele também pediu a todos os padres da Ucrânia que rezem especialmente pelas vítimas desta guerra, independentemente sua nacionalidade ou filiação religiosa.

Assim, em resposta à eclosão da guerra na Ucrânia, a ACN está enviando um pacote de ajuda. De acordo com um comunicado do presidente da ACN, Dr. Thomas Heine-Geldern, a ajuda vai para padres e religiosos que trabalham em todo o país em paróquias, com refugiados, em orfanatos e em asilos. Você também gostaria de ajudar à Ucrânia? Clique aqui e faça a sua doação.

Eco do Amor

última edição

Artigos de interesse

Igreja pelo mundo

Deixe um comentário

Ir ao Topo