ACN

Apoio à Igreja da Nicarágua

Publicado em: outubro 13th, 2022|Categorias: Notícias|Views: 671|

Diante da situação da Igreja na Nicarágua, ACN deseja expressar sua fraternidade, proximidade e comunhão em relação à triste e dolorosa situação sofrida pelo clero e toda a Igreja. “A Nicarágua continua convulsionada pela crise que começou há mais de quatro anos. A situação nesse país é crítica, com grande polarização e confronto. Acreditamos que, mais do que nunca, a oração é muito importante neste momento”, comentou Regina Lynch, diretora de projetos internacionais da ACN.

Após um aumento acentuado da hostilidade do governo nos últimos meses, em agosto a polícia nacional invadiu os escritórios da Diocese de Matagalpa e prendeu o bispo Rolando Álvarez junto com outras pessoas presentes. “Estamos testemunhando uma tentativa de silenciar a Igreja na Nicarágua. E não há solução fácil. Precisamos apoiá-los o máximo possível. Devemos rezar para que haja uma solução pacífica e não um novo aumento das hostilidades”, disse Regina Lynch.

O governo também fechou centenas de ONGs, incluindo as que eram dirigidas pela Igreja ou por congregações religiosas. Entre outras medidas amplamente criticadas por observadores externos está a expulsão das irmãs de Madre Teresa de Calcutá. Afinal, elas trabalhavam em favor dos mais pobres e vulneráveis.

A Igreja está sofrendo

Durante sua última visita à sede da ACN em 2019, Dom Álvarez, responsável pelas áreas de comunicação e leigos e presidente do departamento de jovens da Conferência Episcopal, afirmou: “Gosto muito do nome da ACN – Ajuda à Igreja que Sofre – porque, de fato, a Igreja está sofrendo. Ela precisa de oração e de esperança para poder continuar seu papel profético. A Igreja precisa continuar sendo um povo que abre suas portas para todos, sem distinção”.

“Somos todos como a viúva pobre, tanto os que têm muito em termos econômicos quanto os que têm pouco. O segredo é, como dizia Santa Teresa de Calcutá, ‘doar até doer’. E por isso digo aos benfeitores da ACN, por favor, continuem, sem medo, como têm feito, doando até doer. Assim estão dando vida aos outros”, disse o bispo durante a sua visita. Rezemos…

Eco do Amor

última edição

Artigos de interesse

Igreja pelo mundo

Deixe um comentário

Ir ao Topo