Os bispos fazem apelo pelo fim da violência e pela reconciliação nacional. Nesse sentido, a ACN se unirá ao dia de oração pelo povo do Haiti em 22 de março.
Em uma mensagem datada de 18 de março, os bispos católicos do Haiti expressaram profunda preocupação com a violência que assola o país. A carta, enviada à ACN e assinada pelos 10 bispos do país, pede o fim de toda violência e pela reconciliação nacional, ecoando um apelo recente do Papa Francisco.
Os bispos, afinal, incentivam todas as agências nacionais a encontrarem uma solução para a crise atual e restaurarem a paz e a segurança para todos os haitianos. Eles também pedem o estabelecimento de um governo de transição inclusivo para garantir verdadeira harmonia nacional.
Apelo dos bispos busca o melhor para o povo do Haiti
A carta explica que, para manter sua neutralidade, a Conferência dos Bispos do Haiti não nomeará ninguém para representar a Igreja Católica em estruturas governamentais. No entanto, eles expressam a esperança de que o diálogo leve a um acordo duradouro, no melhor interesse do povo haitiano.
Os bispos destacam que todos os setores da sociedade haitiana devem apoiar o sonho de um país sem violência. Eles também mencionam o convite do Papa Francisco para orar pelo fim de todas as formas de violência no Haiti. Por fim, os bispos invocam a intercessão da Virgem Maria e de Deus para ajudar o Haiti a superar a crise.
ACN vai se unir a um dia de oração
Após este apelo urgente, a Conferência Episcopal da América Latina (CELAM), a Confederação Latino-Americana de Religiosos (CLAR) e a Caritas América Latina convidaram a ACN para se juntar a um dia de oração pelo povo do Haiti em 22 de março.
A situação humanitária no Haiti se tornou extremamente séria devido à crise política e social desde o assassinato do presidente em julho de 2021.
A ACN convida todos os seus benfeitores, amigos e comunidades religiosas a se unirem neste dia de oração para que a voz do povo haitiano seja ouvida, confiando na misericórdia de Deus.
Eco do Amor
última edição
Artigos de interesse
Igreja pelo mundo