Dom Kyrillos nunca parou de trabalhar para fortalecer a cooperação entre os egípcios.
Dom Kyrillos William Samaan era um bom amigo da ACN e um convidado frequente dos escritórios internacionais e nacionais. Ele nunca deixou de interceder pelos cristãos necessitados e, sem dúvida, continuará a fazê-lo.
A ACN expressa suas mais profundas condolências pelo falecimento de Dom Kyrillos William Samaan, bispo emérito da Diocese de Assiut, no Egito. Dom Kyrillos supervisionou a maior diocese católica copta do Egito por 31 anos e, durante esse período, tornou-se conhecido por seus esforços para fortalecer o espírito de cooperação entre todos os egípcios.
Dom Kyrillo foi um grande amigo da ACN
Ao longo dessas décadas, tornou-se um bom amigo e parceiro de trabalho da ACN, tendo visitado a sede internacional em Konigstein (Alemanha), bem como vários escritórios nacionais, como Brasil, Reino Unido, Suíça e França.
Em sua passagem pelo Brasil, em 2017, Dom Kyrillos falou aos bispos da CNBB durante a Assembleia Geral em Aparecida e visitou o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Na ocasião, agradeceu aos benfeitores brasileiros da ACN: “Igrejas, seminários, conventos e muitas outras ajudas, tudo para o trabalho pastoral. Não sei o que seria dos cristãos sem a ajuda de vocês. Seus benfeitores são santos do tempo presente e levam a voz dos cristãos perseguidos a todos os lugares”.
Dom Kyrillos viveu tempos muito turbulentos, incluindo as tensões com Israel. Ele estava em Roma para seus estudos teológicos durante a Guerra dos Seis Dias. Mas, devido às tensões resultantes da guerra, ele foi forçado a cumprir cinco anos de serviço militar quando voltou para casa. Isso tudo antes de ser ordenado sacerdote em 10 de junho de 1974.
O bispo sempre apoiou sua comunidade
Mais recentemente, ele ajudou a guiar sua comunidade durante os anos difíceis da “Primavera Árabe”. Esse evento resultou em ataques generalizados aos cristãos no Egito, que ele lamentou serem frequentemente vistos como cidadãos de segunda classe em sua própria terra natal. “Apesar dos ataques aos seus locais de culto, os cristãos egípcios não têm medo, afinal as igrejas estão cheias. Mas temos uma missão a cumprir: ser testemunhas do amor de Deus em meio a um mundo cheio de violência”, disse à ACN durante um de seus muitos eventos com a Fundação.
Kyrillos William Samaan nasceu perto de Assiut, em 1946, em uma grande família copta católica. Quatro de seus irmãos e irmãs também seguiram a vida religiosa. Segundo informação prestada pela família à ACN, ele faleceu aos 76 anos, na madrugada de 11 de maio, em um hospital no Cairo.
O adeus a Dom Kyrillos
Os cristãos representam entre 10% e 20% da população do Egito e são descendentes dos habitantes originais, antes das invasões árabes do século VII. A maioria dos cristãos pertence à Igreja Ortodoxa Copta, mas uma pequena minoria pertence à Igreja Copta Católica, que está em comunhão com Roma.
Então, como um ecumenista dedicado, é significativo que Dom Kyrillos tenha feito sua Páscoa definitiva em um momento em que o chefe da Igreja Ortodoxa Copta, Tawadros II, estava em Roma visitando o Papa Francisco. Afinal ele deu um passo sem precedentes ao convidá-lo para discursar na tradicional Audiência Geral de quarta-feira.
Dom Kyrillos fará muita falta aos seus fiéis e à família ACN, mas não temos dúvidas de que ele continuará a interceder pelos cristãos necessitados em todo o mundo.
Eco do Amor
última edição