ACN

A pureza da resposta das crianças

Publicado em: junho 22nd, 2022|Categorias: Notícias|Views: 719|

Às vezes somos desestimulados a fazer um bem por conta de tal ato ser considerado pequeno frente a uma ampla necessidade. Mas deixar de fazer o bem possível, é contribuir para um mundo egoísta, cruzando os braços para a dor do irmão, abandonando-o à própria sorte. Em junho, no dia do Sagrado Coração de Jesus [24], também celebramos o dia dos benfeitores da ACN. Por isso, separamos 2 histórias de pureza e amor, que fazem parte de uma revolução silenciosa em prol de um mundo mais fraterno.

A primeira história é a de um menino da Espanha: Luis. Logo após o início da guerra na Ucrânia, Luis completou 9 anos e, para comemorar a data, quis convidar os amigos para um lanche em casa. Quando as crianças lhe perguntaram que tipo de presente ele gostaria de ganhar, Luis não soube dizer. O menino percebeu que nada lhe faltava e que, na realidade, tinha uma sorte bastante diferente das muitas crianças na Ucrânia que perderam tudo, inclusive a casa e a escola.

Foi em conversa com seus pais que Luis achou a melhor opção para o seu presente de aniversário. Se alguém quisesse lhe dar algo, que fosse uma doação para a ACN ajudar as famílias da Ucrânia, que sofrem as consequências da guerra. Luis aproveitou aquela tarde com os amigos e percebeu o quanto eles foram generosos (alguns abriram seus cofrinhos para contribuir). Quando o dia terminou, o menino foi dormir feliz e agradecido pelos bons amigos que tinha e porque sabia que aquela doação certamente faria sorrir outras crianças na Ucrânia.

Amor e pureza de coração

A segunda história é de mais perto, vem do nosso Brasil. Na paróquia Cristo Rei de Cajuru – Arquidiocese de Ribeirão Preto – as crianças da catequese foram convidadas à uma experiência quaresmal. Com o “Potinho da Quaresma”, eles exercitaram a dimensão da esmola (caridade). As crianças foram conduzidas a guardarem qualquer moedinha no potinho, e ao fim deste tempo litúrgico, oferecer à ACN como doação às crianças e famílias que sofrem com a guerra na Ucrânia. As crianças também escreveram em papéis tudo aquilo que conseguiram realizar de bom e os sacrifícios que fizeram durante o período quaresmal. No primeiro encontro que tiveram após a Páscoa, os “Potinhos” foram abertos, com muitas histórias de grande amor e pureza de coração – como também muita generosidade.

Bons exemplos costumam incentivar outros. A história do pequeno Luis e das crianças da catequese inspiram e mostram que todo gesto de amor é grande. Graças a ações como essas a ACN apoia o sustento de mais de 6.000 sacerdotes, religiosos e religiosas na Ucrânia, que acolhem, confortam e alimentam [corpo e espírito] o povo em meio à guerra. Obrigado a vocês que não cruzaram os braços aos irmãos que sofrem. Que Deus suscite mais bons exemplos como esses.

Eco do Amor

última edição

Artigos de interesse

Igreja pelo mundo

Deixe um comentário

Ir ao Topo