É um consenso entre especialistas: o ambiente afeta o nosso jeito de ser. Mas essa verdade ganha um novo e admirável sentido quando olhamos para a vida de Jesus.
O teólogo Jürgen Moltmann estudou a fundo a história de Jesus e percebeu algo fascinante: Jesus, sendo Deus, não viveu isolado do seu tempo. Pelo contrário, ele foi profundamente afetado e transformado por suas experiências e pelos encontros que teve.
Moltmann ressalta o papel fundamental que as mulheres desempenharam na vida de Jesus. Também a forma como os mais necessitados o tocaram, especialmente quando ele os via como ovelhas sem pastor. Esses laços foram decisivos e influenciaram as ações futuras de Cristo.
A partir disso, fica claro: se não nos abrimos ao relacionamento com o próximo, perdemos a oportunidade de expandir nossas experiências. Deixamos de compreender a fundo a beleza da Criação e a vontade do Criador.
Precisamos nos abrir e permitir que a novidade do outro nos toque. Isso não diminui nossa identidade, mas nos expande. É um presente que recebemos ao ir além de nós mesmos.
Jesus deixou o exemplo e nos mostrou o caminho. E o ganho é certo. Em frente! Em comunhão!
Diácono Bruno
Colaborador ACN
Eco do Amor
última edição