ACN

A certeza do céu

Publicado em: novembro 5th, 2021|Categorias: Palavra Viva|Views: 1087|

O Cardeal Comastri, Arcipreste emérito da Basílica de São Pedro, gosta de contar uma experiência pessoal que o impressionou profundamente: “Um dia, quando eu estava em Roma esperando um táxi com Madre Teresa para nos levar ao Vaticano, um carro que estava passando parou e o motorista, que tinha reconhecido Madre Teresa, perguntou feliz: ‘Madre, o que é que a senhora está esperando?’. ‘Estou esperando o Céu, meu filho’, respondeu Madre Teresa sem delongas.”

Somente uma santa, que amava o Céu e o trazia em seu coração, poderia ter dado uma resposta assim, tão direta. Em nossa vida cotidiana, muitas vezes esquecemos que temos origem no Céu e que estamos a caminho do Céu. O Paraíso nos parece uma realidade nebulosa, perdida e fora do mundo, até mesmo “incerta”. Na melhor das hipóteses, para a maioria das pessoas, o Céu é algo muito distante, que se reprime ao longo da vida para não ter de se confrontar com a questão da morte e do “depois”. Mas será que Jesus não desceu do Céu à terra a fim de nos abrir o acesso à Pátria eterna?

“Arrependei-vos, pois o Reino dos Céus está próximo”. Estas são as primeiras palavras da pregação pública de Jesus. Ele mesmo é o Reino dos Céus. Onde quer que o amor de Deus tenha chegado nesta terra, já se pode experimentar algo da realidade celestial. Jesus deu à sua Igreja as chaves do Reino dos Céus e aos sacerdotes o pleno poder de fazer descer o Céu a esta terra por meio dos sacramentos. Ele nos deu a si mesmo, o Pão do Céu, e o Espírito Santo como dom do Alto.

O Céu é a resposta definitiva a todo o mal

Todas as pessoas, até mesmo as que não têm fé, trazem em si uma esperança pelo Céu. Desejamos especialmente que os falecidos, que nos eram queridos, cheguem a um “Lugar de Felicidade” e que possamos um dia vê-los novamente. Ainda assim, em muitos lugares o Céu é ridicularizado, descartado como um consolo barato, e obscurecido pela violência, ódio e sofrimento no mundo. Mas, justamente porque há tanta injustiça e maldade, o Paraíso tem de existir. Não seria injusto se todo crime ficasse impune, se toda vítima de violência permanecesse para sempre apenas como vítima? O Céu é a resposta definitiva a todo o mal, a única que pode trazer justiça e reparação aos que, sendo inocentes, suportam o sofrimento.

Certa vez uma franciscana, a Irmã Sebalda, perguntou meio sem pensar a um menino paralítico: “Robi, você também não preferiria poder caminhar?”, o menino respondeu de modo espontâneo: “Sim, se não existisse um Paraíso, então gostaria, sim!” É a essas almas puras que pertence o Reino dos Céus. Nossa Senhora quer fazer-nos entender mais profundamente os segredos do Céu, especialmente no mês de outubro, através do Rosário. Ela nos entrega o Rosário como uma escada celeste que nos leva até Deus. Obrigado, caros amigos, porque por meio de sua fé e de seu amor, irradiam no mundo a glória e a alegria do Céu.

Pe. Martin M. Barta
Assistente Eclesiástico Internacional

Eco do Amor

última edição

Artigos de interesse

Igreja pelo mundo

9 Comentários

  1. Cristiana V Pinto 12 de novembro de 2021 at 23:00 - Responder

    Sou CATÓLICA, com muita FÉ, AMO Nossa Mãe Maria Santíssima, creio que o CÉU É O LIMITE,É TODO PLENO DE AMOR. A ACN é uma bênção, acompanho sempre que posso, e vejo todo gesto de AMOR para com os nossos irmãos, para com o próximo. DEUS abençoe vocês GRANDEMENTE.

  2. Vianney Savietto 11 de novembro de 2021 at 10:25 - Responder

    Desde criança aprendi essa verdade, mas a vida nos distrai com tantas coisas que acaba ficando meio obscurecida, agora com quase 75 anos e depois de sofrer injustiças de meus próprios irmãos de sangue estou focalizando com mais intensidade o céu, lá tenho certeza de que não haverá injustiças, abraços a todos vocês que trabalham nessa obra maravilhosa.

  3. Evaldo Jesus Braz 10 de novembro de 2021 at 12:16 - Responder

    Se não tivéssemos a esperança do Céu a nossa peregrinação no planeta Terra seria apenas o ” vale de lágrimas “

  4. Gesy da Silva Berilli 6 de novembro de 2021 at 08:19 - Responder

    Gostei da mensagem, é sempre bom lembrar de que somos cidadãos do céu . De lá viemos e para lá queremos voltar. Deus abençoe esta obra maravilhosa!

  5. Elisabete de Almeida 6 de novembro de 2021 at 06:45 - Responder

    Assim como Santa Madre Teresa de Calcutá espero o Céu. Haverá algo neste mundo mais importante que nossa preparação para a eternidade? Tudo passa. Quando chegamos à terceira idade fica bem mais comum pensar no depois. Apenas, muitas vezes, na juventude permanecemos alheios à possibilidade de prematuramente nos apresentarmos ao Tribunal Divino. O Céu deve ser desejado sempre, a cada instante.

  6. Mário Renato Rosa 5 de novembro de 2021 at 16:09 - Responder

    Amém.

  7. Paulo 5 de novembro de 2021 at 15:29 - Responder

    Gostei da mensagem e chegou em boa hora, estou me recuperando de uma cirurgia de ponte de safena vou com Deus é muita fê.

  8. JOSÉ CARLOS SIERRA 5 de novembro de 2021 at 14:04 - Responder

    a igreja que sofre, quem cuida, são pessõas de plena confiança, uma missão digna de ajudar aqueles que estão passando necessidade, bem como , são guardiães de DEUS, para proteção, d!aquelas pessoas desamparadas. eu parabenizo os componentes que trabalha em prol dos necessitados, um trabalho de muita luta, e de minha parte com 75 anos o que eu posso fazer, e contribuir mensalmente com a igreja que sofre. e futuramente , poderei melhorar minha doação. em nome de JESUS. QUE, DEUS OS ABENÇÔE NESTE IMPORTANTE TRABALHO.

  9. Maria Carla De Morais Barros Fernandes 5 de novembro de 2021 at 13:55 - Responder

    Adorei a história. Como católica que sou é um bálsamo nas agruras da vida que Deus as transforma em marés calmas. Que O Senhor vos ajude sempre no vosso magnífico projeto!! Bem hajam!

Deixe um comentário

Ir ao Topo