O Papa Francisco completou em março 10 anos de seu pontificado como sucessor de Pedro e continuador da obra missionária do Apóstolo Paulo, confirmando o povo de Deus na fé. Vida longa, saudável e lúcida ao nosso Papa Francisco, e coragem para seguir guiando o leme dessa barca, que é a Igreja de Cristo.
Nesta primeira década à frente da Igreja, reconhecemos que o percurso foi assinalado por algumas características próprias de Francisco: a firmeza, a simplicidade, a espontaneidade, a alegria e proximidade, sem esquecer a força e grandeza de sua comunicação, especialmente com aqueles e aquelas mais afastados do “rebanho de Cristo”. Este homem, escolhido por Deus, veio de longe – como ele mesmo disse – e chegou no momento e hora certa para os novos desafios que a Igreja vive e atravessa.
Dez anos se passaram e Francisco se mantém autêntico e corajoso, com o coração aberto para escutar e servir a Igreja de Cristo. Não esqueçamos as palavras do seu grande amigo brasileiro, o Cardeal Cláudio Hummes (saudosa memória), que lhe sussurrou aos ouvidos e em seu coração para que “não se esquecesse dos pobres”. Assim o Papa Francisco tem feito, orientando a Igreja de Cristo a ser próxima, a ter o cheiro das ovelhas e uma acolhida para com os irmãos e irmãs mais sofridos e necessitados. A exemplo de São Francisco de Assis, é preciso despojar-se de tantos adornos e excessos e abraçar o essencial: o amor e a misericórdia.
Rezamos por ti Papa Francisco
Gostaria de dirigir estas simples palavras ao nosso Papa Francisco, tão vizinho e hermano; queremos continuar fiéis e cumprindo o pedido feito por ele em sua primeira aparição, por ocasião de seu anúncio na Praça de S. Pedro, naquele 13 de março de 2013, quando se curvou e pediu: “Rezem por mim”. Rezaremos sim, querido Papa Francisco, somos benfeitores e benfeitoras, voluntários e voluntárias, colaboradores e colaboradoras desta Obra Pontifícia que é sua, que é da Igreja, na qual Sua Santidade serve com amor e, com seu exemplo e seu testemunho, também nós renovamos nosso esforço de continuar servindo aos nossos irmãos e irmãs perseguidos e necessitados no mundo inteiro.
Que a Mãe Aparecida, invocada com muito carinho por Vossa Santidade, continue a abençoar o seu pontificado, a nossa Igreja, a nossa América Latina, o Brasil e a nossa querida ACN.
Frei Rogério Lima
Assistente Eclesiástico Nacional
Eco do Amor
última edição
Artigos de interesse
Igreja pelo mundo