ACN

“Não abandonem África”, apela padre sobre a epidemia de Covid-19

Publicado em: abril 1st, 2020|Categorias: Notícias|Views: 444|

“Não abandonem África, continuem muito atentos e, dessa forma, quando a epidemia de Covid-19 chegar a esses países, estejam dispostos a estender a mão para ajudar”, pede o Padre Gaetán Kabasha aos “homens de boa vontade” perante a evolução dramática que o Covid-19 pode vir a ter neste continente.

O sacerdote enviou uma mensagem de vídeo para a ACN, apelando à solidariedade de todos para com as vítimas desta pandemia. O Padre Gaetán é natural de Ruanda e foi ordenado sacerdote na República Centro-Africana. Atualmente vive em Madrid onde, como chefe do Hospital San Carlos, está lidando diariamente com pacientes infectados com o coronavírus. Ele reconhece que o combate ao Covid-19 está sendo muito difícil e fala da sua experiência na Espanha. “É muito complicado, há muitos doentes e muito stress.”

Essa experiência lhe permite traçar uma comparação com o que poderá acontecer a curto prazo na África. Ele não esconde a sua preocupação. “Enquanto africano, também estou muito preocupado com os nossos países, porque se a pandemia não é controlada nos países com melhores condições financeiras e sanitárias, não sei como poderá ser controlada ao chegar na África.”

O medo da epidemia de Covid-19 na África

Com os números sendo atualizados a toda hora, é difícil perceber ainda a dimensão desta pandemia na África. Neste momento já são mais de quatro mil casos confirmados no continente. Mas estes dados podem ser ilusórios. O Padre Gaetán sublinha isso na mensagem enviada para a ACN.

“É verdade que são poucos casos e que ainda podemos controlar. Mas, como se viu na Europa, tudo começa com um caso e pouco a pouco vai crescendo, se multiplicando até ficar fora de controle”, afirma. “É importante que os países africanos já tomem medidas antes que a situação seja muito difícil, porque este vírus se transmite de uma maneira incrível. Pode dar origem a uma catástrofe nos países africanos. Penso nos subúrbios das grandes capitais ou cidades da África se este vírus chegar lá…”

O Padre Gaetán, conhece como poucos, o que significa o sofrimento, a perseguição e a vida em campos de refugiados.

Um olhar para o continente africano

O conhecimento dessa realidade o leva a olhar agora para o continente africano para concluir que o combate ao coronavírus poderá ser extremamente difícil. E explica: “As pessoas devem se isolar na epidemia do Covid-19. Na África, há pessoas que não têm onde se isolar. Há milhares de pessoas que vivem nas ruas e que conseguem algo para comer porque saem às ruas. Se as autoridades se decidirem pelo isolamento, essas milhares de pessoas não vão saber onde se isolar e, se arranjarem algum lugar, não vão conseguir sobreviver.”

Além da questão fundamental do plano econômico, temos ainda as deficiências hospitalares. “Os sistemas de saúde são muito deficitários e em alguns países será muito difícil dar assistência aos doentes. Sabemos, por exemplo, que alguns países não têm sequer capacidade de analisar se é coronavírus ou uma gripe”, afirma ainda o Padre Gaetán Kabasha.

A ACN está sempre presente na África

Perante esta realidade assustadora, resta a esperança de que os cientistas consigam descobrir a solução para a pandemia antes que ela atinja fortemente o continente africano. “Estamos rezando muito para que esta situação que estamos vendo na Espanha e na Itália não chegue na África antes de se descobrir o remédio”, diz o Padre Gaetán Kabasha. Ele deixa um apelo aos benfeitores da ACN:

“A ACN estará sempre presente, muito próxima daqueles que mais precisam. Pedimos a todos que nos ajudem e confiem. Com a graça de Deus, a nossa oração e também a nossa colaboração e trabalho, conseguiremos acabar com esta pandemia. Muito obrigado a todos.”

O mundo vive um momento onde a ACN é ainda mais necessária: levar esperança e ajuda concreta aos que mais sofrem e não têm a quem pedir socorro. Você é parte fundamental para a solução. Reze pelos que mais sofrem agora, sobretudo pelos que estão sozinhos, doentes e sem recursos. Faça também sua doação clicando aqui e seja um instrumento da Divina Providência na vida de muitos.

Assista também o documentário Serra Leoa – Perdoar, no canal da ACN no Youtube. Veja como a ACN sempre esteve presente no continente africano ajudando mesmo no tempo da epidemia do Ebola.

Eco do Amor

última edição

Artigos de interesse

Igreja pelo mundo

3 Comentários

  1. Maria de Lourdes Viana 4 de abril de 2020 at 23:07 - Responder

    Como posso contribuir em depósito, ?

    • ACN 9 de abril de 2020 at 10:14 - Responder

      Olá Maria. Louvado seja o Senhor pelo seu amor de solidariedade. As contas bancárias da ACN estão todas relacionadas na página de doação, aqui/: https://www.acn.org.br/doacao/ … Deus a abençoe, Diácono Bruno

  2. Maria de Lourdes Silva Barbosa 4 de abril de 2020 at 14:45 - Responder

    Só o poder de Deus!!!

Deixe um comentário

Ir ao Topo