“Na base da nossa obra apostólica, nos vários campos em que trabalhamos, deve haver sempre uma íntima união pessoal com Cristo, que deve ser cultivada e acrescida dia após dia. Somente se formos apaixonados pelo Senhor, seremos capazes de conduzir os homens a Deus, de abri-los ao seu Amor misericordioso e, deste modo, de abrir o mundo à misericórdia de Deus.”
Será que uma frase dessas vale também para soldados? Certamente! Também a eles se referiu Bento XVI quando falou desse modo sobre a misericórdia, na audiência geral de 18 de agosto do ano passado. Aqui ele está em plena sintonia com o seu grande predecessor, que será canonizado agora em Roma, no dia 1º de maio, domingo da Misericórdia.
Era um profundo anseio de João Paulo II abrir todas as pessoas à misericórdia de Deus, inclusive os militares. A partir de outro profundo anseio seu, que é o seminário greco-católico de L’viv, Ucrânia, surgiu agora exatamente isso. Um jovem sacerdote desse seminário, Padre Stepan Sus, com seis capelães e um diácono, igualmente do seminário, se dedicam aos aspirantes oficiais e outros graus na Academia Militar de L’viv e em mais outros vinte alojamentos militares.
“O exemplo conta”, diz o Padre Stepan. O fato de ele e sua equipe também saberem marcar gols no futebol certamente ajudou. De qualquer forma, o balanço do ano 2010 não é mau: meia centena de oficiais fizeram a Primeira Comunhão; quase quatrocentos participaram de romarias; um estudante da Academia Militar entrou para o seminário (nos anos anteriores, três oficiais graduados já tinham feito isso); 45 aspirantes oficiais visitam uma vez por semana um orfanato; 350 participaram de círculos bíblicos; foram visitadas 15 igrejas em L’viv e foram proferidas palestras sobre o Padre Werenfried e sobre a atuação da Ajuda à Igreja que Sofre. Por outro lado, esse último programa é muito acalentado pelo Pe. Stepan, porque ele sabe que, sem vocês, não seria possível existir o grande seminário de L’viv, com seus mais de 200 estudantes.
O Seminário do Espírito Santo é o maior seminário da Ucrânia e é um foco de renovação espiritual – como se vê pela Pastoral Militar. Era exatamente isso que João Paulo II desejava, e o Padre Werenfried, tendo reconhecido esse pedido, atendeu depois concretamente o desejo do Papa, graças a vocês. Ainda hoje o seminário depende de ajuda. No ano letivo corrente nós fornecemos uma ajuda para formação. Somam-se a isso projetos menores para o Centro de Pastoral Militar.
“Também soldados têm alma”, diz o Padre Stepan sorrindo. Dois de cada três aspirantes oficiais da Ucrânia são formados na Academia de L’viv. Cresce a influência espiritual do seminário na Academia, os corações ficam mais abertos para o ilimitado amor de Deus. São os pequenos milagres dos quais ninguém fala – e vocês podem dizer: nós somos parte disso.
Eco do Amor
última edição
Artigos de interesse
Igreja pelo mundo
Sou contribuinte da Igreja que sofre, já tive dialogo atraves da internet com os senhores, mas nao acho o e-mail, por isso estou usando este espaço, para pedir o e-mail porque quero entrar em contato para tratar sobre a manifestação que divulgo, em idioma ingles e espanhol, como me pediram pessoas que conhecem a manifestação e vão trabalhar no evento sobre a juventude no Rio de Janeiro.
Agradeço a atençao.
Pela hora do chamado, as tres da madrugada (Mt 14,22-33), quando Jesus obriga os seus discipulos a subir na barca e enfrentar ondas agitadas, isto dificuldades nos dias de hoje e irem a sua frente, acredito que Sua Manifestação é para todos nos os Seus discipulos, e é muito importante para os dias atuais. A hora, tres da madrugada deu origem a Sua Manifestação, e gostaria de saber como estão acreditando e recebendo, agora que esta no site:www.abraabra43-44.com.br, mas há muita maldade, de origem maligna, e por isso peço nao informar mais o meu e-mail Agradeço pela atenção e admiro trabalho pelos missionários que andam por este mundo afora. . e peço dilvulgarem e praticarem o que Deus nos pede neste tempo.
Antoniko
Agradeço reconhecerem a manifestação divina, e acredito que o Senhor é quem mais agradece.
Peço divulgarem o site que agora esta pronto, por mais que eu divulgue em livros nao consigo atinger a todos.
http://www.abraabra43-44.com.br
Agradeço resposta
antonio.fernandes645@itelefonica.com.br:
PAZ E BEM…..AGRADEÇO A ‘DEUS’ POR FAZER PARTE DESTA GRANDE FAMILIA A ‘AIS’..E PODER COLABORAR UM POUCO DESTE MARAVILHOSO TRABALHO DE EVANGELIZAÇÃO…AMEM
A Biblia tem muitos livros, e o Senhor por sua misericordia, para salvação de todos, nos da um mandato Abra, Abra 43-44. É uma sintese, que analisada por sacerdotes é muito objetiva. Tem o destaque que o Senhor nos pede para se unirmos. O livro esta sendo mandado para a Igreja que Sofre, a qual eu ajuda na medida de posso. Não podemos ficar ociosos, mesmo de ultima hora.