ACN

Sequestro de padre gera alerta e pedidos de oração na Nigéria

Publicado em: junho 6th, 2025|Categorias: Notícias|Views: 210|

O padre Alphonsus Afina foi vítima de sequestro no domingo, 1º de junho, na Diocese de Maiduguri, no nordeste da Nigéria. O caso tem gerado comoção nacional e internacional.

O bispo auxiliar de Maiduguri, Dom John Bagna Bakeni, fez um apelo urgente por orações pela libertação do sacerdote. Autoridades atribuíram o sequestro a terroristas jihadistas do grupo Boko Haram–ISWAP (Província do Estado Islâmico da África Ocidental).

Em mensagem enviada à ACN, Dom Bakeni explicou: “O padre Alphonsus e dois outros membros da Comissão de Justiça, Desenvolvimento e Paz (JDPC) estavam a caminho de Maiduguri para participar de um seminário que começaria na segunda-feira, vindos da cidade de Mubi. Então o incidente infeliz ocorreu, próximo a Gwoza, por volta das 12h30 da tarde.”

Sequestro ocorreu durante ataque com mortes e confrontos armados

Segundo o relato enviado à ACN, militares nigerianos e jihadistas entraram em confronto e surpreenderam o grupo, causando mortes e sequestrando várias pessoas.

“Houve muitas mortes e sequestros. Os agressores mataram a tiros um membro da JDPC. Eles sequestraram o padre Alphonsus junto com outras pessoas, mas um dos funcionários da JDPC conseguiu escapar com vida”, relatou o bispo.

Dom Bakeni também informou que os sequestradores fizeram contato direto e enviaram provas de que o padre está vivo. Ele se disse esperançoso quanto à possibilidade de libertação nos próximos dias.

Igreja Católica pede intercessão de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Em seu apelo, Dom Bakeni destacou a necessidade de união em oração. “Peço orações pela Diocese Católica de Maiduguri, especialmente neste momento difícil e desafiador. Que Nossa Senhora do Perpétuo Socorro interceda por nós e por seu filho, o padre Alphonsus Afina, para que retorne em segurança para nós.”

O Boko Haram é um grupo terrorista islâmico que atua no norte da Nigéria desde 2002. Embora tenha perdido força em comparação aos anos mais violentos, o grupo ainda representa uma ameaça ativa e perigosa na região.

Desde 2016, o grupo se fragmentou, com uma de suas facções se aliando oficialmente ao Estado Islâmico e adotando o nome ISWAP (Estado Islâmico da África Ocidental).

Sequestro de padres cresce e preocupa Igreja na Nigéria

O caso do padre Alphonsus é mais um entre tantos que têm alarmado a comunidade cristã. Com ele, sobe para 15 o número de religiosos sequestrados na Nigéria somente em 2025.

Do total, os sequestradores assassinaram dois padres, enquanto os demais conseguiram recuperar a liberdade, muitos deles com traumas físicos e psicológicos.

A perseguição religiosa e o sequestro de padres na Nigéria vêm se tornando uma das principais preocupações da Igreja Católica no país e no exterior, exigindo resposta internacional e apoio contínuo às vítimas.

Eco do Amor

última edição

Artigos de interesse

Igreja pelo mundo

Deixe um comentário

Ir ao Topo