A situação política na Síria, que resultou em uma mudança drástica na liderança do país, continua a impactar profundamente a vida dos cidadãos, especialmente das comunidades cristãs. Monsenhor Georges Assadourian, Bispo Católico Armênio de Damasco, compartilhou com a ACN como os eventos recentes em Damasco têm sido vivenciados, além de refletir, de fato, sobre o papel dos cristãos neste período de transição.
“A situação em Damasco hoje está calma, assim como estava ontem. Então, na noite de sexta-feira, 6 de dezembro, e no sábado ao meio-dia, realizamos uma oração universal com todos os sacerdotes, freiras e religiosos, para rezar pela paz na Síria”, declarou Mons. Assadourian. Essas orações foram uma resposta às notícias de que rebeldes haviam alcançado os arredores de Damasco após tomarem outras cidades, como Aleppo, Hama e Homs.Diante dos acontecimentos iminentes e da incerteza da situação, medidas preventivas foram tomadas na capital. “Pedimos, assim, a todos os religiosos e religiosas que estavam nos arredores da cidade para retornarem aos seus conventos ou escolas. Então também fomos para nossas paróquias”, explicou o bispo.
Noite marcante em Damasco
A noite de sábado se tornou um dia histórico e caótico. “Foi o dia mais dramático da história da Síria. O presidente deixou o país e tudo se transformou em um deserto – um país livre do regime que estava no poder há 50 anos”, afirmou. Essa situação de incerteza levou os cidadãos a buscarem respostas sobre o futuro da comunidade cristã em Damasco.
Em resposta, líderes religiosos se reuniram no episcopado católico armênio para coordenar uma estratégia conjunta. Mons. Assadourian explicou que também houve contato com representantes do novo poder na Síria. Embora o encontro esperado com um líder importante não tenha ocorrido, um jornalista enviado por ele transmitiu uma mensagem tranquilizadora, garantindo que a situação ficará bem e calma.
Encontro para discutir o papel dos cristãos
Na manhã de segunda-feira, 9 de dezembro, acompanhado por um padre franciscano e pelo pároco local, Mons. Assadourian visitou o Hotel Four Seasons, agora sede dos novos líderes políticos e militares da revolução, onde se encontraram com figuras-chave para discutir o papel dos cristãos na nova Síria. “Discutimos, sobretudo, a presença cristã em Damasco e na Síria, e também o papel dos cristãos. Continuaremos vivendo e testemunhando nossa fé cristã ou não? Então eles nos asseguraram que tudo ficará bem e que não devemos nos preocupar”, relatou o bispo à ACN.
Mons. Assadourian também destacou a presença de vários embaixadores internacionais no hotel, observando o esforço global para monitorar as mudanças no país. A ACN expressou seu compromisso de continuar fornecendo ajuda emergencial, bem como espiritual, às comunidades cristãs vulneráveis na Síria, que têm enfrentado anos de guerra, pobreza e incerteza. Neste período de transição, a fundação continuará ao lado da comunidade cristã síria, trabalhando para garantir que sua voz seja ouvida e seus direitos respeitados. Esperança e fé permanecem pilares fundamentais para enfrentar os desafios que estão por vir.
Eco do Amor
última edição