A ACN está comprometida em apoiar a Diocese de Maiduguri, na Nigéria, após inundações terríveis. A instituição irá fornecer alimentos, saneamento, remédios e abrigo para as vítimas.
O Bispo Auxiliar de Maiduguri, John Bakeni, fez um apelo urgente por ajuda devido às enchentes devastadoras que atingem a cidade no norte da Nigéria.
Em uma mensagem de vídeo enviada à ACN, o Bispo Bakeni relatou: “A cidade de Maiduguri foi tomada por uma inundação devastadora, e mais de 40% da cidade está debaixo d’água.” Dessa forma o bispo pediu orações e apoio neste momento difícil. Ele gravou uma mensagem do lado de fora da Catedral de São Patrício, que está em grande parte inundada.
Inundações terríveis impactam cerca de 1 milhão de pessoas
Maiduguri é uma das maiores cidades do norte da Nigéria e tem sido, por muitos anos, a mais afetada pela insurgência do grupo terrorista Boko Haram. Os cristãos são minoria na região.
Segundo o Bispo John, pelo menos um milhão de pessoas estão sofrendo com os impactos da enchente. “Muitas paróquias e paroquianos foram atingidos por esta catástrofe. Mas na cidade, mais de um milhão de pessoas foram afetadas, e mais de 200 mil famílias estão desalojadas. Ainda estamos avaliando a situação, mas três ou quatro paróquias foram severamente impactadas, afetando mais de 20 mil paroquianos”, explicou o bispo, ressaltando, assim, que muitos estão agora vivendo em comunidades de acolhimento.
O que causou as inundações
Acredita-se que a causa das inundações em Maiduguri seja o dano à represa de Alau, localizada a poucos quilômetros da cidade. A ACN já se comprometeu a fornecer ajuda emergencial, incluindo alimentos, medicamentos, saneamento básico e abrigos.
Além disso, o Bispo John destacou que chuvas intensas nas montanhas ao sul da diocese também causaram enchentes. Estas afetaram, então, especialmente a paróquia de São Pio IX, em Shuwa, a cerca de 130 km de Maiduguri. De fato os paroquianos dessa região também necessitam de assistência urgente.
Então, finalizando seu apelo, o Bispo John se dirigiu aos benfeitores da ACN: “Estamos orando para que Deus nos dê forças para superar esses tempos desafiadores. Deus abençoe a todos vocês.”
Eco do Amor
última edição
Artigos de interesse
Igreja pelo mundo