Durante anos de assistência pastoral eu fui valorizando cada vez mais o casamento e a família. Pude constatar de várias maneiras como a nossa própria família nos molda como seres humanos. Como faz diferença crescer em um ambiente familiar cheio de fé.
Os traços de caráter e as capacidades fundamentais, a nossa autoimagem e a nossa relação com Deus, tudo isso é estabelecido na família e praticado de diversas formas. É aqui que crescem as virtudes que nos capacitam para a vida, tornando-nos capazes de amar. Não há dúvida “de que o matrimônio e a família constituem um dos bens mais preciosos da humanidade” em todas as culturas. (Familiaris Consortio)
Por outro lado, fui muitas vezes confrontado com as múltiplas consequências de casamentos fracassados e de famílias desfeitas. Violência, coação, sobrecarga, amargura, feridas e traumas profundos, preocupações com os filhos, o sofrimento dos chamados “órfãos de pais vivos”… mil vezes foi este o conteúdo do meu trabalho pastoral.
A Luta pela Santidade no Matrimônio e na Família
A Irmã Lúcia, vidente de Fátima, escreveu ao Cardeal Carlo Caffarra: “A batalha final entre o Senhor e o reino de Satanás será travada através da família e do matrimônio. Não tenha medo, porque quem quer que se empenhe na santidade do matrimônio e da família será sempre combatido e hostilizado de todas as maneiras possíveis, porque esse é o ponto crucial.”
É esta a luta que presenciamos agora – seja através da ideologia de gênero, que destrói a nossa ordem social; seja através de uma visão perversamente reduzida dos filhos como fatores de custo e desgaste; seja ainda através de guerras que causam tanto mal e sobrecarregam os casais e as famílias. Poucos na Igreja têm a coragem de defender o casamento e a família, de dar testemunho da graça inerente ao sacramento do matrimônio.
Eu mesmo pude testemunhar como uma boa catequese sobre o matrimônio e família fortaleceram e até salvaram casamentos. Como sararam feridas e tornaram as pessoas abertas ao amor e ao perdão. A família é muitas vezes a única instituição que resta em que o amor ultrapassa as dificuldades.
Agradeço a Deus pelos casais, pelas mães e pelos pais, pela fidelidade de vocês e pelo esforço de se manterem de pé nas dificuldades. Contem com as minhas orações.
Pe. Anton Lässer
Assistente Eclesiástico Internacional
Eco do Amor
última edição










