“A pessoa que mais te odeia, tem algo de bom nela; mesmo a nação que mais odeia, tem algo de bom nela; mesmo a raça que mais odeia, tem algo de bom nela. E, quando chegas ao ponto de fixar o rosto de cada ser humano e, bem no fundo dele, vês o que a religião chama a ‘imagem de Deus’, começas, não obstante tudo, a amá-lo. Não importa o que faça, lá vês a imagem de Deus.”
A verdade expressa neste pequeno trecho da Exortação Apostólica Amoris Lætitia do Papa Francisco é a mesma verdade que motivou o Padre Werenfried no Natal de 1947 a convidar à caridade o povo belga para com os alemães. Caíram-se as máscaras de antigos inimigos e começou o desejo pelo encontro entre irmãos.
Há 75 anos a ACN tem essa difícil missão de encontrar a ‘imagem de Deus’ em situações de grande desolação; entregando caridade e esperança onde antes prevalecia indiferença e fechamento. Essa missão foi compartilhada conosco – povo brasileiro – há 25 anos, quando uma sede da ACN foi instaurada por aqui. Por isso, além das justas comemorações, ficamos também com a responsabilidade de manter vivo esse legado de amor.
Somos todos diferentes, mas não inimigos. Queremos igualmente a paz e o bem. Portanto, busquemos juntos por isso!
Diácono Bruno Redígolo
Colaborador ACN
Eco do Amor
última edição