ACN

Uma vida consumida pelo Amor

Publicado em: maio 11th, 2023|Categorias: Projetos ACN|Views: 848|

Quando uma equipe da ACN esteve no Amazonas para acompanhar a missão do frei capuchinho Paolo Braghini, na aldeia indígena Belém dos Solimões, não fazia ideia do que encontraria ali: uma verdadeira aventura de fé!

Frei Paolo é italiano e, na juventude, jogador profissional de vôlei, noivo e apaixonado por velocidade. Paixão essa que lhe rendeu dois meses hospitalizado após um acidente de moto. Foi nesse período que, por um livro sobre Madre Teresa de Calcutá, sentiu no coração o desejo de doar a vida para servir a Deus nos mais pequeninos. Lutou enquanto pôde, mas “perdeu a briga” contra este desejo, que o levou a terminar o noivado e viajar para Assis. Lá, encontrou um capuchinho, Frei Gino Alberati, que retornava do Amazonas. Paolo teve a certeza que buscava: seria frei capuchinho no Amazonas.

Já como sacerdote, Frei Paolo chegou no Amazonas em 2005. Foram mais 5 dias de barco de Manaus até chegar ao seu destino – quase na tríplice fronteira entre o Brasil, a Colômbia e o Peru. A paróquia São Francisco de Assis estava abandonada há 15 anos. “Em algumas comunidades eu fui o primeiro sacerdote a realizar um batismo. Havia muita violência, muito alcoolismo e suicídio entre os jovens. Percebemos que eles gritavam por socorro, por oportunidades. Iniciamos então, pequenas atividades como curso de música, de violão, de marcenaria, costura e, aos poucos, surgiram novas atividades pastorais e a evangelização ganhou força.”

O amor pelo Evangelho foi a força para os primeiros anos de missão em que esteve sozinho. Hoje, ele conta com a ajuda de mais 3 freis, o que ainda é pouco para as 72 comunidades atendidas, sendo que nenhuma delas é ligada por estradas, todas são conectadas por rios e, muitas vezes, rios perigosos. “Os acidentes e imprevistos fazem parte da nossa vida. Uma vez levei um grande susto com um jacaré enorme. Quando passamos do lado, achamos que fosse uma árvore derrubada por um temporal. Chegando perto, ele abriu os olhos bem do nosso lado. Meu coração saiu pela boca!”, lembra o frei.

Consumido de amor pelo Evangelho

A vida do Frei Paolo é consumida pelo amor que sente em viver o Evangelho ao lado dos ticunas, a maior etnia indígena da região. O Frei come pouco, praticamente apenas o que ele recebe dos indígenas, carrega madeiras para ajudar na construção de capelas, já se esquivou de jacarés, teve seu corpo coberto por formigas de fogo e precisou carregar pessoas que foram picadas por jararacas. Ele sente no corpo as limitações da saúde. Recentemente enfrentou uma amebíase, que lhe tirou 8 quilos e o deixou muito fraco e doente. Fraqueza que parece desaparecer quando parte para mais uma missão. Viaja por horas no barco “pec-pec” – canoas de madeira com um pequeno motor –, um transporte que não oferece conforto, mas o único capaz de passar pelos pequenos rios.

Em sua missão, Frei Paolo encontrou um Cirineu que o ajudou a carregar sua cruz: você, benfeitor da ACN! Foi graças a você que a Bíblia da Criança foi traduzida para a língua Ticuna, sendo um livro quase onipresente na região. Foi a sua doação que possibilitou também mais 4 canoas motorizadas para que os freis e os mais de 100 missionários ticunas, formados pelos capuchinhos, pudessem visitar as 72 comunidades ao menos uma vez por mês. E o último pedido do Frei Paolo para a ACN foi o combustível dos barcos, para que a presença da Igreja nas comunidades não seja comprometida.

Nós respondemos sim! Mas contamos com a sua doação, é ela que quebra as barreiras para que o Evangelho possa chegar até o povo que tem sede por ouvir falar de Deus em sua própria língua. É a presença próxima e contínua da Igreja que tem ajudado muitos a largarem o vício do álcool, a tendência ao suicídio e a enxergarem a salvação que chega em um pequeno barco de madeira.

Faça sua doação e “entre” também nesse barco!

Eco do Amor

última edição

Artigos de interesse

Igreja pelo mundo

Um comentário

  1. Celita Maria Schneider 11 de maio de 2023 at 18:33 - Responder

    Sou Colaboradora da ACN com grande satisfação. De alguma forma contribuo para que outros façam aquilo, que no íntimo gostaria de fazer , mas não faço. Deus abençoe o Pe. Paolo e todos os que com ele trabalham na evangelização.

Deixe um comentário

Ir ao Topo