“‘Perdoa-os, Senhor’. Quantas vezes repetimos essas palavras, especialmente nos últimos anos!”, diz Irmã Jihanne Attalah, das Irmãs de Caridade de Sainte Jeanne Antide Thouret, em Damasco. A frase foi dita dias antes da celebração de mais um Natal em uma Síria que sofreu mais de 10 anos de guerra.
“De um dia para o outro fomos obrigados a abandonar nossa grande, recém-construída e bela escola, a caminho do aeroporto de Damasco”, recorda com tristeza a Irmã Jihane. A escola Al-Riaya, que a congregação dirigia nos arredores de Damasco, se tornou uma zona de guerra. Além da própria escola, as freiras também perderam entes queridos para os combates. “Perdemos um jovem professor e um aluno, sem contar todos os feridos”, conta a freira à ACN.
Uma das alunas da escola, Christine, de 15 anos, estava voltando da escola com um colega quando uma bomba explodiu perto deles. Christine perdeu um pé, mas sua amiga morreu. A irmã Jihane lembra que, quando Christine estava no hospital e um canal de televisão a entrevistou, ela disse com voz calma: “Que o Senhor os perdoe, é tudo o que posso dizer”.
Um dia, simplesmente as Irmãs perderam tudo
Então, um dia, os alunos e professores foram impedidos de voltar à escola para buscar seus pertences. A administração foi forçada a encontrar salas de aula alternativas para ensinar seus alunos com segurança.
Apesar de todos estes anos de sofrimento, guerra e dor neste país, a Irmã Jihane diz que o mais importante tem sido manter a fé, para ter alguma paz interior. A este respeito, explica ela, Maria, mãe da reconciliação, é um exemplo para todos os cristãos sírios. “Em meio a toda essa escuridão sempre houve espaço para a esperança que nos guiou e nos ajudou a erguer o olhar, superar o desejo de vingança e nos transformar. Afinal foi a nossa fé em Deus e na presença da Virgem Maria, que permaneceu junto à Cruz. Ela se manteve firme e tirou força de seu Filho”, responde a irmã Jihane.
Depois que a guerra terminou na região de Damasco, as freiras voltaram para reconstruir e reabrir sua escola. Então a ACN ajudou a financiar um sistema de dessalinização para a escola Al-Riaya, dirigida pelas Irmãs de Caridade de Saint Jeanned Antide Thouret (SYRIA / DAMAS-MLC 22/00081) e os móveis para a escola, em 2021. (SYRIA / DAMAS-MLC 21).
Eco do Amor
última edição