É com grande pesar que a Fundação Pontifícia ACN recebe hoje, 4 de julho de 2022, a triste notícia sobre o falecimento do Cardeal Cláudio Hummes, Arcebispo emérito da Arquidiocese de São Paulo, emérito da Congregação para o Clero e grande amigo da ACN.
O Cardeal Cláudio Hummes nasceu na cidade de Salvador do Sul (RS) em 08 de agosto de 1934. Entrou na Ordem Franciscana dos Frades Menores; recebeu a ordenação sacerdotal em 3 de agosto de 1958 e a ordenação episcopal em 25 de maio de 1975. Foi bispo diocesano de Santo André, Arcebispo de Fortaleza e Arcebispo de São Paulo. Foi feito membro do Colégio Cardinalício pelo Papa São João Paulo II em 2001. De 2006 a 2011 trabalhou ao lado do Papa Bento XVI em Roma, como Prefeito da Congregação para o Clero. Nesta época, acompanhou também a transição da ACN para fundação pontifícia. De volta ao Brasil, ocupou a função de Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, da CNBB, e da recém criada Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA).
Com a ACN, teve uma grande proximidade, tendo recebido ajuda da Obra desde o seu tempo de seminarista e realizado vários projetos quando arcebispo de Fortaleza e São Paulo. O Cardeal Cláudio Hummes também visitou diversas vezes a sede da ACN Brasil, como quando presidiu a celebração de inauguração da nova capela da ACN, em 2005. Em sua última visita à ACN Brasil, encorajou a todos com muita esperança, dizendo: “O trabalho fundamental da ACN é fazer misericórdia, é a misericórdia que mantém a Igreja em pé!”
A ACN une-se a todos em oração e gratidão pela vida e legado do Cardeal Cláudio Hummes.
Eco do Amor
última edição
Artigos de interesse
Igreja pelo mundo