ACN

ACN intensifica ajuda à Ucrânia

Publicado em: março 16th, 2022|Categorias: Notícias|Views: 675|

Bispos, padres e membros de ordens religiosas no país devastado pela guerra escreveram agradecendo à ACN e seus benfeitores que intensificou sua ajuda à Ucrânia.

A ACN aumentou o pacote de apoio de emergência à Igreja Católica na Ucrânia, para ajudá-la a enfrentar os desafios colocados pela guerra que é travada em seu território. No dia em que a invasão da Ucrânia começou, a ACN anunciou um pacote de apoio de emergência e, agora, aumentou esse valor. Contamos também com a sua ajuda, faça a sua doação.

A ajuda financeira tem sido distribuída à Igreja Católica de ambos os ritos, a ordens religiosas e a projetos sociais geridos pela Igreja em todo o país. Atenção especial foi dada às dioceses do leste, onde os combates foram mais severos, mas também em partes do oeste que têm que lidar com um influxo de refugiados que fogem da zona de combate. Na capital, Kiev, que foi bombardeada, a Igreja também está recebendo apoio financeiro para ajudar os mais necessitados.

Membros religiosos recebem apoio desde 1953

A ACN começou a apoiar os cristãos ucranianos no exílio em 1953. Então, após a restauração legal da Igreja em 1990, depois de anos de perseguição, a ajuda da ACN foi crucial para reconstruir a vida da Igreja. Quando a atual invasão começou, a organização tinha muitos projetos na Ucrânia, incluindo a formação de 900 seminaristas, manutenção de infraestrutura e apoio a membros de ordens religiosas que ajudam os mais pobres e necessitados com assistência material, econômica e espiritual.

A Ucrânia é um dos países que mais recebeu ajuda da ACN nos últimos anos. Com a eclosão da guerra, os projetos na Ucrânia se tornaram mais urgentes do que nunca e a ACN intensificou a ajuda. Além disso, a ACN mantém um contato permanente com os seus parceiros de projeto na Ucrânia e também coopera estreitamente com outras organizações que trabalham no país.

“Principalmente agora, a ACN deve garantir a presença de sacerdotes, religiosos e religiosas entre seu povo. Nas paróquias, com os refugiados, nos orfanatos e asilos, que serão desafiados a sobreviver em um clima de aumento de preços como resultado da guerra”, diz o presidente da ACN, Thomas Heine-Geldern. “As pessoas precisam de conforto, força e apoio”, acrescenta Heine-Geldern.

Bispo agradece que ACN intensificou a ajuda à Ucrânia

Em uma recente entrevista à ACN, Dom Stanislav Szyrokoradiuk, Bispo de Odessa, agradeceu a todos aqueles que demonstraram seu apoio desde o início da guerra, dizendo: “Estou muito grato por todo o apoio político e solidariedade que recebemos. Um agradecimento especial à ACN. Afinal foi a primeira organização a me perguntar: ‘O que devemos fazer? Como podemos ajudar?’ Obrigado por esta disposição em ajudar.”

Este sentimento é compartilhado por Dom Jan Sobilo, bispo auxiliar de Kharkov-Zaporiyia, no leste da Ucrânia. “A fundação está sempre conosco. Mesmo que o pior aconteça, por favor, continuem a nos ajudar”, disse Dom Sobilo. Por sua vez, Dom Pavlo Honcharuk, bispo da mesma diocese, que permanece na cidade de Kharkov, que sofreu grande destruição, enviou uma mensagem à ACN. “Estamos muito gratos pela mobilização de tantas pessoas, não apenas em toda Ucrânia, mas também no exterior. Gostaria de agradecer especialmente aos benfeitores que, por meio da ACN, vivem sua vocação de mostrar misericórdia e amor. Agradeço sinceramente a todos, a toda a equipe da ACN, a todos os funcionários, voluntários e benfeitores”. Faça você também a sua contribuição para a Ucrânia, clique aqui.

Eco do Amor

última edição

Artigos de interesse

Igreja pelo mundo

Deixe um comentário

Ir ao Topo