ACN

RedWeek 2021 – Conscientizar o mundo sobre os cristãos perseguidos

Publicado em: novembro 19th, 2021|Categorias: Notícias|Views: 964|

No mês de novembro acontece a #RedWeek. Uma iluminação vermelha cobrirá centenas de catedrais, igrejas, monumentos e prédios públicos em todo o mundo como parte de uma campanha internacional para aumentar a conscientização sobre a perseguição aos cristãos e a necessidade de liberdade religiosa.

A iniciativa da ACN de iluminar monumentos e igrejas de vermelho em memória aos cristãos perseguidos surgiu em 2015. O primeiro monumento a ser iluminado foi o Cristo Redentor no Brasil e, agora, a ideia se espalhou para muitos países em todo o mundo.

De acordo com o Relatório sobre Liberdade Religiosa no Mundo deste ano, dois terços da população mundial vivem em países onde há graves violações da liberdade religiosa. Os números estão aumentando e tais violações agora ocorrem, por exemplo, em 42% de todos os países africanos: Burkina Faso e Moçambique são apenas dois casos marcantes.

RedWeek dá destaque à minorias

Este ano, a campanha #RedWeek irá destacar como meninas e mulheres cristãs e outras minorias religiosas sofrem sequestros, casamento forçado, conversão forçada e violência sexual.

Thomas Heine-Geldern, Presidente Executivo da ACN, afirma que a campanha “enviará uma mensagem clara de solidariedade aos cristãos perseguidos em todo o mundo”. É “uma forma de dar voz aos nossos parceiros de projeto – aqueles que foram tragicamente marcados pelas consequências da perseguição”.

“Para nós”, continua, “o livre exercício da religião é um dos pilares da democracia liberal. Toda forma de discriminação com base na filiação religiosa deve ser rejeitada de forma decisiva. ”

Informações sobre a data

A RedWeek acontece este ano de 17 a 24 de novembro, começando na Áustria com um evento na Catedral de Santo Estêvão em Viena, seguido por outros países. Então uma longa lista de edifícios será iluminada em vermelho, entre eles as catedrais de Montreal e Toronto no Canadá, a Basílica de Montmartre em Paris e os principais edifícios na Eslováquia. Na Austrália, escolas em seis dioceses planejam usar vermelho; e na Bélgica as pessoas acendem velas para os cristãos perseguidos.

Os perseguidos muitas vezes não conseguem falar por si mesmos. Então, este ano, um relatório elaborado pelo escritório da ACN na Inglaterra dará voz a mulheres jovens sujeitas a violência sexual e conversão forçada. O relatório Ouçam o Grito Delas – O sequestro, conversão forçada e violência sexual de mulheres e meninas cristãs será apresentado no Parlamento do Reino Unido em Westminster na quarta-feira, 24 de novembro. O prédio do governo dos Negócios Estrangeiros e da Commonwealth ficará iluminado de vermelho. O relatório também será lançado no Brasil.

Em todo o mundo, os cristãos se reunirão para orar pelos irmãos e irmãs perseguidos e pelo direito à liberdade religiosa.

 

Eco do Amor

última edição

Artigos de interesse

Igreja pelo mundo

Deixe um comentário

Ir ao Topo