Hoje Barcelona amanheceu triste, e com ela toda a Espanha, Europa e o mundo. Uma das cidades mais belas do nosso país, banhada pela luz e ondas do Mediterrâneo, amanheceu ensanguentada, em meio a gritos de dor e incompreensão. Um novo atentado jihadista, entre tantos aos quais infelizmente temos nos acostumado, surpreendeu os que passavam por Las Ramblas, a rua de passeio mais tradicional da cidade, e destruiu tudo que cruzava o caminho do veículo assassino.

Capital de São Paulo, 6 de agosto pela manhã. Na Catedral da Sé, o Cardeal Dom Odilo Scherer celebra para centenas de pessoas e, quando fala sobre os cristãos perseguidos, reflete: “O que dá tanta força para esses cristãos se manterem fiéis? É preciso ter uma convicção muito forte de que estão fazendo tudo por Ele e por isso participarão também de Sua glória!” O Cardeal ressaltou ainda que ouvir a Deus “não é simplesmente ouvir a Palavra, mas traduzir isso em ação”. Assim lembrou que a ACN ajuda permanentemente os cristãos perseguidos e finalizou convidando a ACN a manter esse Dia de Oração.

Magda Kaczmarek, chefe do departamento de projetos da ACN – Ajuda à Igreja que Sofre – que atende à Macedônia, visitou o país do sudeste da Europa em junho de 2017. Na entrevista a seguir, ela descreve as primeiras impressões que conseguiu obter na única diocese católica do país e no exarcado (diocese) greco-católico.

A ACN – Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre – está trabalhando contra o tempo, juntamente com o Comitê de Reconstrução de Nínive (NRC) para reparar e reconstruir o maior número possível de casas, para que as famílias católicas siríacas possam retornar a tempo para o início do ano letivo. Pelo menos 600 famílias já retornaram para Qaraqosh, Iraque. Padre Georges Jahola, responsável pela equipe católica siríaca do NRC, prevê com confiança: "Em 10 anos, a cidade estará repovoada como e antes do EI” (referindo-se à ocupação do grupo autodenominado Estado Islâmico).

Segunda, 14 Agosto 2017 15:09

Iraque: "Nossa vida e nossa história estão aqui"

Escrito por

A ACN – Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre – e o Comitê de Reconstrução de Nínive acabou de reformar as primeiras 17 casas de Bartella (Iraque) uma aldeia cristã da Planície de Nínive. As famílias que voltaram para casa estão dizendo: "Nossa vida e nossa história estão aqui. É aqui que queremos viver".

Página 1 de 112