O filme "Watu Wote: All of Us" foi indicado para o Oscar na categoria "Melhor Curta de Ação". O filme de 22 minutos é baseado em uma história real e conta o que aconteceu aos passageiros em uma viagem de ônibus para Mandera, uma pequena cidade no nordeste do Quênia, fronteira com a Somália, em dezembro de 2015. O ônibus foi atacado por membros da organização terrorista al-Shabab. O grupo tentou repetir o ataque que realizaram um ano antes (em novembro de 2014). Nessa ocasião, os passageiros cristãos foram separados dos muçulmanos e, depois, assassinados. O massacre custou a vida de 28 pessoas. Desta vez, no entanto, os passageiros muçulmanos se recusaram a cumprir as exigências dos atacantes de se separarem dos cristãos, impossibilitando a identificação entre eles e salvando a vida dos cristãos.

Quarta, 14 Fevereiro 2018 15:05

Campanha de Quaresma 2018 - Índia

Escrito por

A Fundação Pontifícia ACN inicia sua campanha de quaresma dedicada a Índia, onde em alguns estados do norte a pobreza atinge um a cada três habitantes. Pobreza e riqueza estão lado a lado, em um duplo sentido. Grande parte da população é considerada dalit – os sem-casta, completamente excluídos e subjugados.

Em uma conferência de imprensa realizada em Colônia, na Alemanha, no último fim de semana, pela Fundação Pontifícia ACN, arcebispos oriundos da Nigéria e da Síria falaram sobre a dramática e difícil situação enfrentada pelos cristãos em seus respectivos países. Dom Matthew Man-Oso Ndagoso, da diocese de Kaduna, no norte da Nigéria, e Dom Joseph Tobji, arcebispo maronita de Alepo, na Síria, falaram sobre os perigos e ameaças constantes de violência, sobre o grande número de deslocados e refugiados e, até mesmo, sobre o perigo da extinção do cristianismo em suas terras.

Sexta, 09 Fevereiro 2018 11:31

Índia: Ser mulher, cristã e dalit - tripla discriminação

Escrito por

Swetha pertence também à casta mais baixa, os dalits. Ela não sabe dizer quantos anos tem – pois os dalits raramente têm documentos. Eles são amplamente excluídos da sociedade – essa é a primeira discriminação. Quando um dalit se torna cristão, ele perde até mesmo o apoio que o Estado reserva para os mais pobres entre os pobres – esse é o segundo tipo de discriminação.

A convicção pela vida cristã, apesar dos riscos, é a motivação da vida de Bita. Sua fé é o segredo de tanta ousadia. Bita compõe o reduzido número de cristãos que vivem no norte da Índia. Apesar de toda exuberância com seus costumes exóticos e tradições milenares, a Índia esconde uma realidade sombria atrás do véu multicores tão representativo em sua cultura. Os cristãos, cerca de 2% da população, vivem uma crescente onda de violência na região. A perseguição deve-se, em grande parte, ao surgimento de grupos fundamentalistas, promovido por grupos políticos religiosos, que se manifestam na crescente aplicação da lei anticonversão, já vigente em seis estados.

Página 1 de 124