Em todo o Líbano se pode ver imagens de São Charbel Makhlouf, cuja intercessão se atribuem numerosos milagres e orações atendidas, pois os libaneses confiam na ajuda de seu santo compatriota. São Charbel, falecido em 24 de dezembro de 1898 com a idade de 70 anos, é considerado um exemplo de vida monástica consagrada mediante a mortificação, a penitência e a contemplação. Ainda em vida, curou enfermos e se diz que até ressuscitou dois mortos.

A paróquia de Deir al Ahmar, situada na planície de Becaá está consagrada a este veneradíssimo santo libanês. Esta localidade é predominantemente cristã e se encontra rodeada por vilas muçulmanas. Ela conta com cerca de 10 mil habitantes que vivem em condições humildes. A maioria é constituida por camponeses pobres, tal como foram os padres de São Charbel. O pai dele faleceu cedo e por isto o santo teve de trabalhar desde pequeno como pastor de cabras, até ingressar no mosteiro aos 23 anos.

Em Deir al Ahmar os jovens tem poucas perspectivas para o futuro, pois há muito desemprego. Além disso, cada vez mais jovens consomem drogas e quase a metade dos alunos interrompem os estudos por falta de motivação.

A paróquia de São Charbel nos pediu ajuda urgente para construir um centro paroquial a fim de atender aos jovens e lhes oferecer atividades, como trabalhos artesanais, catequeses e muitas outras. Mas não são apenas os jovens que se beneficiam do centro, pois ele também oferece atividades para todas as faixas etárias, como crianças, recém casados e idosos.

A Ajuda à Igreja que Sofre contribuiu com 109 mil reais para este projeto. O pároco, Pe. Hanna Rahmé, nos escreveu: “Em nome de todos os fiéis da paróquia, eu lhes saúdo e dou graças. Rezamos por todos os seus benfeitores que nos ajudam a darmos testemunho de Cristo nesta região, mesmo diante da difícil situação política e de insegurança”.

Últimas notícias

Deixe um comentário