Já faz um ano que o Padre Gregório vem regularmente à prisão juvenil na diocese de Carupano, na Venezuela. “Foi como um anjo que veio do céu”, diz Alejandro. O garoto de 15 anos está atrás das grades por causa de roubo. “Isso nos mudou completamente.” O “isso” se refere à Palavra do amor de Deus. Padre Gregório a trouxe na forma de Bíblia e YOUCAT, o catecismo dos jovens. O bispo havia pedido os livros à Fundação Pontifícia ACN; então os entregou ao Padre Gregório. “O Padre me deu a Bíblia e o catecismo. Graças às visitas dele eu recebi a Primeira Comunhão e daqui a alguns dias também vou ser crismado”, lembra Alejandro, cheio de esperança.

“…e a verdade vos libertará” (Jo 8,32). Esta liberdade é experimentada pelos jovens que o Padre Gregório visita na prisão. É a liberdade interior dos filhos de Deus.

Alejandro é um dos 30 jovens encarcerados com idade entre 15 e 19 anos. Antes da presença do Padre Gregório vieram algumas seitas protestantes, mas elas apenas “pregaram”; ou seja, os jovens não compreenderam nada, diz a carcereira. “As seitas não conseguiram saciar a sede dos garotos por compreensão e amor e, incompreendidos, acabaram se tornando ainda mais agressivos. No entanto, o Padre Gregório fala com eles de coração a coração, ele traz o amor que eles nunca experimentaram em suas vidas. Além disso, todos os meninos vêm de famílias dilaceradas. “Primeiro eu apenas os escutei. Eles eram solitários, interiormente abandonados, mas buscavam um significado para suas vidas; eles buscavam amor. Eles liam no YOUCAT aquilo que aos poucos íamos conversando.” diz o padre. Alejandro confirma: “Agora vemos a vida de outra maneira. As palavras do Padre Gregório, a Bíblia e o YOUCAT, tudo isso nos deixa muito pensativos. Queremos viver de forma diferente.” Seu colega de cela, que em breve também será crismado, completa: “O Padre Gregório nos mostrou que o caminho de Deus é o caminho do bem.”

Ademais, os jovens atrás das grades também não se esquecem dos benfeitores. “Sabemos de onde estão vindo esses bons livros, que nos falam de Cristo e nos ajudam a superar nossa vida errada. Somos muito gratos ao pessoal da ACN. Com o YOUCAT, nós nos sentimos conectados com eles, é como se eles mesmos nos visitassem. Obrigado.”

Últimas notícias

Deixe um comentário