É possível fazer a diferença na vida e na história de pessoas que aguardam a Providência de Deus em você.

A origem da palavra voluntário vem do latim voluntarius, que significa “de própria vontade”. É, portanto, aquele que espontaneamente faz algo tendo a satisfação como única recompensa. Desde 2017 a ACN Brasil conta com a ajuda de centenas de pessoas em todo o país que, “de própria vontade”, doam seu tempo e talento para expandir cada vez mais essa obra de amor. São pessoas que se empenham em diversas iniciativas e realizam um trabalho maravilhoso para a Igreja em todo o Brasil.

O voluntário na ACN

Seja divulgando a ACN para amigos e familiares, participando de eventos e promovendo encontros, certamente a ação do voluntário ACN é cheia de generosidade e paixão: “Quando conheci a ACN e quantas pessoas ela ajuda, me senti em dívida de amor com esses irmãos que sofrem. É uma alegria poder fazer qualquer coisa para ajudar mais”, compartilha Fabiana Dias, voluntária de Maceió, Alagoas. Ela entendeu que o menor gesto de amor é capaz de produzir um efeito grandioso. É como quando atiramos uma pequena pedra em uma lagoa. A parte da água que a pedra toca é pequena, proporcional ao seu tamanho. Mas aquele toque vai gerando movimento em torno de si se expandido. Por fim, toda a lagoa se movimenta por causa do impacto daquela simples e pequena pedra. É assim que os voluntários da ACN alcançam outras pessoas.

E se uma pessoa é capaz de gerar esse efeito em torno de si, o que dizer de uma paróquia inteira? É o que acontece em Várzea Paulista, São Paulo. Padre Anderson Ricardo já conhecia a ACN e, quando assumiu a Paróquia Cristo Redentor, encontrou a oportunidade de compartilhar com a comunidade um compromisso missionário com os que mais sofrem.

Modelo de voluntariado

Assim nasceu a Pastoral ACN, um movimento comunitário que leva a todos os paroquianos a oportunidade de ajudar e fazer parte da Missão da Igreja. A pastoral é responsável pela Missa do último sábado do mês. Assim, nessa celebração há momentos voltados para refletir a presença da Igreja em locais de grande necessidade e de perseguição. Por exemplo, a cada mês uma região onde os cristãos sofrem é apresentada e, com os vídeos publicados pelo canal da ACN no YouTube, os paroquianos tomam conhecimento de como a fé é vivenciada nesses locais, em todo o mundo. A coleta dessa Missa é enviada para a ACN como contribuição da paróquia, mobilizada pelo desejo de promover algum tipo de alívio aos que mais precisam.

voluntarios da ACN em jundiai

A Paróquia Cristo Redentor também participa ativamente dos eventos promovidos pela ACN. Em uma das edições da Campanha do “Terço das Crianças”, a Pastoral ACN fez um terço gigante que circundou toda a paróquia, e em cada conta havia a oração de uma criança pedindo pela paz.

A Paróquia Cristo Redentor se tornou um modelo de voluntariado. Aliás, mais que isso, ela é reflexo da “fidelidade criativa” inspirada por Deus desde a fundação da ACN. Com isso, queremos estimular também você para um compromisso de responsabilidade com os que mais sofrem no mundo. Seja de forma individual, em sua paróquia, grupo de amigos ou família, é possível fazer a diferença na vida e na história de pessoas que aguardam a Providência de Deus em você.

 

Conheça mais sobre o trabalho voluntário na ACN, acesse: acn.org.br/voluntariado ou ligue para 0800 77 099 27.

Últimas notícias

Deixe um comentário