//Uma igreja sólida em favor da paz

Uma igreja sólida em favor da paz

2018-05-14T14:36:37+00:00maio 30th, 2017|Projetos|

Uma igreja para a Paróquia de Santo Antônio em Lamitan, Mindanao – Filipinas, onde os cristãos são uma minoria.

A ilha de Basilan pertence ao grupo Mindanao de ilhas no sul das Filipinas. Considerando que nas Filipinas como um todo os católicos formam a grande maioria da população, aqui na ilha de Basilan os muçulmanos constituem cerca de dois terços da população. Isso faz parte de uma região onde os terroristas islâmicos do grupo Abu-Sayaf têm tentado estabelecer um estado separatista, o “Estado Islâmico de Mindanao”. Embora eles se descrevam como “combatentes islâmicos”, eles são considerados pela comunidade internacional e pelo restante da população filipina como terroristas e criminosos comuns. Eles continuam tentando espalhar o medo e a divisão por meio de bombardeios e sequestros. Saiba sobre o ataque que ocorreu no dia 23 de maio de 2017 em Marawi.

A paróquia de Santo Antônio na cidade de Lamitan é uma paróquia vigorosa e próspera, apesar dessas circunstâncias. Há uma participação regular aos domingos de cerca de 700 fiéis católicos. A igreja paroquial foi construída ali há 40 anos, mas com o passar do tempo foi se deteriorando e, além disso, ficou muito pequena para a crescente comunidade católica. Há uma necessidade urgente de uma igreja nova e maior, mas a paróquia é muito pobre para levantar os fundos para tal projeto.

O Bispo Martin Jumoad apoia esse projeto, que lhe é muito querido. Por um lado, há uma necessidade óbvia para a igreja, mas ao mesmo tempo será um sinal poderoso da presença e identidade dos católicos nessa cidade. Ele escreve: “Nós gostaríamos de construir uma igreja sólida e permanente que transmita uma mensagem de estabilidade e solidariedade e da forte fé do povo de Deus. Os muçulmanos respeitam pessoas que estão unidas e fortes e que vivem uma vida de oração. Uma igreja sólida ganhará o respeito deles e espero também que ajude a trazer paz à nossa terra”. A ACN está contribuindo para as obras da novaigreja.

Leave A Comment