//Uma capela para o subúrbio de Buenos Aires

Uma capela para o subúrbio de Buenos Aires

2017-06-05T14:43:13+00:00junho 5th, 2017|Projetos|

A paróquia de “Cristo Obrero” na diocese de Gregorio de Laferrere precisa de mais uma capela para atender os fiéis.

A diocese de Gregorio de Laferrere ainda é muito jovem, tendo sido estabelecida apenas no ano 2000. Encontra-se dentro da área metropolitana de Buenos Aires, Argentina, e cerca de 80% dos seus 1,2 milhões de habitantes são católicos. É uma das dioceses mais pobres do país e, ao mesmo tempo, é confrontada com tantos problemas e desafios. As pessoas são pobres, a taxa de abandono escolar é muito alta, a taxa de gravidez na adolescência também é muito alta e a violência está aumentando. Há também níveis extremos de poluição e alagamentos frequentes, que tornam a vida ainda mais difícil na região. No entanto, muitas dessas pessoas ainda são muito generosas para aqueles que ainda têm menos do que eles e estão maravilhosamente dispostos a compartilhar o pouco que têm.

Há grande necessidade de cuidado pastoral aqui, especialmente nos subúrbios desfavorecidos e acima de tudo entre os jovens. A Igreja precisa estar mais visivelmente presente para ser capaz de ajudar as pessoas a viverem suas vidas com dignidade e colocar o futuro de suas famílias em uma base sólida. Pois, a menos que sejam valores cristãos profundamente enraizados, muitos jovens correm o risco de sair dos trilhos.

Em algumas partes da diocese, muitos fiéis católicos têm que viajar 8 ou 9 quilômetros para chegar à igreja. Dom Gabriel Bernardo Barba quer melhorar a situação e está planejando, pouco a pouco, construir mais capelas localmente. Por exemplo, há uma comunidade muito viva na paróquia de Cristo Obrero, que organiza grupos de oração, grupos de crianças, grupos de jovens, encontros de catequese para adultos, um escritório da Cáritas, uma missão infantil, grupos de escoteiros, preparação para o matrimônio e para a família. Mas é uma paróquia muito grande, e por isso há necessidade de outras capelas menores nas partes mais remotas da paróquia, para que os fiéis católicos que ali vivem possam também participar mais facilmente da Santa Missa, da Adoração Eucarística e dos vários encontros de catequese. Graças à generosidade dos benfeitores da ACN eles já receberam ajuda duas vezes para a construção de capelas adicionais. Mas nos últimos anos os católicos em uma terceira área também começaram a trabalhar em uma nova capela e centro comunitário, com grande entusiasmo e ao custo de sacrifícios consideráveis. Mas eles são incapazes de completá-la, uma vez que seus fundos se esgotaram. E assim a ACN prometeu ajudar mais uma vez, para que a obra possa finalmente ser concluída e a capela finalmente consagrada.

Leave A Comment