//Ucrânia: Do vazio ao sentido

Ucrânia: Do vazio ao sentido

2015-10-23T13:43:43+00:00outubro 23rd, 2015|Projetos|

Quando a grande estátua de Lenin estava sendo derrubada em Kharkiv, na Ucrânia Oriental, algumas pessoas estavam preocupadas que a estátua caísse no chão com todo seu peso, afetando uma linha de metrô que passava por baixo. Mas quando a estátua foi partida em pedaços, a verdade veio à luz: ela era oca, tão oca quanto todas as promessas do comunismo. Hoje, o local onde ficava a estátua está cercado por um tapume onde foi pintado um ícone da Mãe de Deus.

Muitas pessoas na Ucrânia sentem ainda um grande vazio interior. Eles estão procurando por Deus. É unânime entre os bispos, sacerdotes e religiosos do país de que a sede por Deus está crescendo cada vez mais.

Mas, onde é possível encontrar Deus e viver a comunidade se não há uma casa digna que possa acolher os fiéis? É muito importante que se tenha uma igreja que acolha o povo e incentive a caminhada comunitária, pois quando a liturgia é celebrada em casa particulares ou em simples cabanas – como ainda é o caso em muitos lugares devido à falta de igrejas – muita gente não vem, com receio de que se trate de algum tipo de seita.

Lyubotyn é uma pequena cidade da Ucrânia onde, até então, não tinha uma igreja. Ali começa a ser erguida uma casa de Deus para uso do seu povo. O pároco, padre Ihor Tabaka, não esconde seu entusiasmo e, junto com as famílias da comunidade, prometeu rezar o rosário na intenção dos benfeitores da Ajuda à Igreja que SOfre.

Leave A Comment

A ACN está na Copa do Mundo. Ajude-nos a ganhar!