//Sudão: Casa da Unidade

Sudão: Casa da Unidade

2016-09-28T20:12:45+00:00 julho 11th, 2016|Projetos|

O cristianismo é a religião mais perseguida no mundo inteiro. Mais de cem milhões de cristãos sofrem violentamente a opressão e a expulsão de suas terras. E nas listasinternacionais de perseguição e extermínio de cristãos, o Sudão está na vanguarda.

Nos termos do artigo 5 da Constituição, a Sharia é a fonte da legislação e da jurisprudência no Sudão. Minorias religiosas, sobretudo cristãs, estão expostas à arbitrariedade do regime islâmico. Igrejas e terrenos que não estão mais sendo utilizados podem a qualquer momento passar para a propriedade do Estado. Além disso, não existem licenças para a construção de novas igrejas. As igrejas e os seus sacerdotes são vigiados pelos serviços de inteligência. Catequese e ensino nas escolas ficam na sombra da arbitrariedade. A sensação de vulnerabilidade e o medo são companheiros constantes dos padres.

Nesse clima é fundamental sentir a solidariedade dos cristãos no mundo – porém, mais ainda, o espírito de comunhão entre todos. Os padres nas 27 paróquias da Arquidiocese de Cartum precisam de um lugar onde eles possam falar abertamente e cultivar um intercâmbio sobre o seu trabalho, suas perspectivas pastorais, seus sucessos e problemas. Um lugar onde possam encontrar conselho e braços abertos, onde sintam afeto e compreensão. Uma casa onde possam rezar, pensar e planejar, onde possam aprofundar seus conhecimentos teológicos e discutir a aplicação pastoral dos mesmos. Em suma, eles precisam de uma casa de oração, uma casa de restabelecimento espiritual e mental.

Essa casa existe. É para lá que vão os padres do Sudão e Sudão do Sul. É uma casa da unidade. Mas está velha, caindo aos pedaços. Rachaduras nas paredes, vazamentos no telhado e portas empenadas testemunham o seu uso constante e a necessidade urgente de reforma. Para isso não se requer nenhuma autorização, é só ter o dinheiro. Nós prometemos a reforma para que esse oásis de amor, no meio de um ambiente hostil, possa continuar atuando.

One Comment

  1. Marcos 11 de julho de 2016 at 19:45 - Reply

    Deus pode tudo.

Leave A Comment