//Sofrimento, Perseguição, Esperança

Sofrimento, Perseguição, Esperança

2013-06-11T17:48:10+00:00junho 11th, 2013|Projetos|

“Ubi Petrus, ibi ecclesia – Onde está Pedro, aí está a Igreja.” Em nenhum lugar do mundo essa frase de santo Ambrósio é vivida tão naturalmente como no Continente Negro.

A África também é onde a Igreja cresce mais rapidamente. Mas isso vale também para o Islã. Atualmente, cerca de 40% das pessoas são cristãs, mas o que decide o futuro do cristianismo é a formação dos sacerdotes, religiosas e catequistas. No Sudão e na Guiné, no Burundi e em Ruanda, na Nigéria, no Mali ou em outros lugares, em 2012 nós fornecemos ajuda para a construção ou reforma de seminários. São justamente países em crise como Nigéria ou Rep. Democrática do Congo, onde o sofrimento e a perseguição produzem muitas graças e vocações. A ajuda de vocês para a realização de projetos diminui o sofrimento. Um bispo no norte de Benin nos disse: “Talvez essa grande pobreza material seja justamente a fonte de graças espirituais para a nossa missão. A Boa Nova impregna a terra e se espalha apesar da crescente desconfiança e da inimizade cada vez maior dos irmãos muçulmanos.”

Ajuda para formação e para construção são projetos de longo prazo. Mas muitos cristãos precisam, antes de tudo, sobreviver. Porque a África é hoje também um continente das guerras e conflitos. Para os deportados e refugiados damos ajuda emergencial – no Mali, Congo Oriental, Sudão e África Central. No norte do Sudão, nos montes de Nuba, o governo islâmico de Cartum bombardeia há meses os acampamentos de cristãos fugitivos, sem que o mundo tome conhecimento. No Leste da República Democrática do Congo a todo o momento grupos de rebeldes ou até mesmo tropas do governo assaltam a população civil, saqueiam, violentam e incendeiam. Sem a generosidade de vocês a Igreja local dificilmente poderia ajudar a essas pessoas feridas espiritualmente, sem teto, abatidas.

Mas, em meio à penúria também aumenta a esperança. Um bispo de Marrocos está entusiasmado: “Estou admirado. Como estão crescendo as comunidades no Saara Meridional. Vamos ter de aumentar diversas igrejas. É maravilhoso ver como floresce a vida humana e cristã. Há pouco, de novo, acabei de crismar 70 estudantes.”

Na República Democrática do Congo, as Filhas da Ressurreição vão construir um novo Centro. E nas Ilhas Maurício deverá realizar-se este ano a Assembleia Geral da Federação Africana de Ação Familiar, que nós promovemos já há muito tempo, incentivados pelas palavras dos Papas João Paulo II e Bento XVI, para os quais a questão da família não era apenas a questão sobre uma determinada forma de vida, “mas a questão sobre o futuro da própria humanidade”. Pastoral da Família é Pastoral na fonte. Suas águas fluem pelo Continente da Esperança distribuindo vida.

3 Comments

  1. dina moraes 12 de junho de 2013 at 21:19 - Reply

    Que DEUS tenha compaixao dos inocentes e que todos nos cristão oremos pelo nossos irmaos deste continente que precisa muito se manter em nosso senhor pai eterno!!!! E que eles tambem nao se esqueçam de DEUS pai porque ele sempre ouvi nossas suplicas! o pai eterno abençoe todos nossos irmões e irmas que sao preseguidos e enchei o corações de cada um,porque somente o senhor é o DEUS do imposivil!!! amém !!!!!

  2. Luis Marison Ribeiro 3 de julho de 2013 at 19:35 - Reply

    Sou devoto de N.Senhora Aparecida e mando mensalmente uma ajuda para o Santuário Nacional como uma forma de ajudar os trabalhos pastorais.
    Agora também me cadastrei na AIS e espero também manter uma doação periódica. Porque sei que em algum lugar algum irmão será beneficiado.
    Parabenizo de Coração os que trabalham nesses projetos.

    Fiquei muito triste em ver num vídeo na internet um Padre decapitado na Síria por radicais islâmicos. Isso me motivou ajudar mais ainda essa Igreja que sofre.

  3. JC VASCONCELOS 15 de julho de 2013 at 12:34 - Reply

    DESEJO PARTICIPAR DE ALGUMA EXPEDIÇÃO MISSIONÁRIA À ÁFRICA…QUEM PODERIA ME INFORMAR E ORIENTAR A RESPEITO…FICO MUITO GRATO PELA COLABORAÇÃO.

    JC VASCONCELOS – ITAPEVA (SP) – BRASIL
    vasconcelos.zecarlos2013@ig.com.br

Leave A Comment