“Apesar de as lutas continuarem, do perigo da perda de todos os bens, da perda da integridade e até da vida, muitos cristãos permanecem na Síria”, informou o padre jesuíta Ziad Hilal em visita à sede internacional da ACN – Ajuda à Igreja que Sofre.

 

“Mesmo na antiga cidade de Homs, os cristãos não estão desistindo e, apesar do conflito, 21 pessoas, homens e mulheres, estão lá fora com o seu pastor, tentando proteger a igreja jesuíta semi-destruída”, comentou o padre, que, entre outras funções, coordena as medidas de ajuda em Homs.

Segundo o sacerdote católico, cerca de 4.500 famílias cristãs encontraram um refúgio provisório e seguro em Wadi al-Nasara, lugar conhecido como “Vale dos Cristãos”, a 45 quilômetros à oeste de Homs. Muitos perderam tudo e dependem de doações de roupas e alimentos. No momento, a ACN está apoiando 2.000 famílias no “Vale dos Cristãos” e mais 2.000 em Homs. Mas padre Ziad pede apoio contínuo: em Homs e na área circundante, 3.000 famílias necessitam de ajuda com urgência, ao todo, cerca de 18.000 pessoas. No “Vale dos Cristãos” mais de 2.000 famílias ou 12.000 pessoas carentes também estão à espera de ajuda.

O número total de sírios que fugiram da atual guerra civil é estimado em 9 milhões: 6,5 milhões estão refugiados dentro de seu próprio país e mais de 2,5 milhões deixaram a Síria.

Você pode colaborar de duas formas » Seja um benfeitor ou Faça uma doação

Últimas notícias

Deixe um comentário