//Rica em vocações, Diocese já formou 500 padres

Rica em vocações, Diocese já formou 500 padres

2018-08-13T17:09:34+00:00agosto 17th, 2018|Projetos|

Não é fácil colocar todos os 91 jovens em uma única foto. São seminaristas que atualmente estudam no seminário diocesano de Nossa Senhora; na diocese de Sonson-Rionegro, sul da Colômbia. Com certeza é uma diocese rica em vocações. De fato, desde 1980, ano em que foi fundada, já formou cerca de 500 padres; embora seja perigoso ser um padre na Colômbia – há sempre notícias de padres sendo assassinados no país.

Ao mesmo tempo, essas vocações beneficiaram grandemente a Igreja. Hoje, há aproximadamente 200 padres dessa diocese trabalhando como missionários em 18 países; sobretudo nos locais onde há um número reduzido de padres. O bispo está sempre recebendo cartas do mundo todo, pedindo que envie padres de sua diocese. No entanto, os padres também são necessários na Colômbia.

Transformando a dor em fonte de vida

Após 50 anos de guerra civil há muitas feridas que ainda não foram cicatrizadas. O perdão e a reconciliação são necessários para que o país tenha um futuro melhor. Durante a visita que fez à Colômbia em setembro de 2017, o Papa Francisco se pronunciou na frente da “Cruz da Reconciliação” – um monumento para celebrar as vítimas das matanças de Villavicencio (uma cruz lisa, sem um corpo).

“Cristo”, disse ele, “não tem mais seus braços e seu corpo não está mais presente entre nós, mas seu semblante divino permanece; Ele nos olha e nos ama. O Cristo amputado é mais ainda Cristo para nós, pois nos mostra mais uma vez que Ele veio para sofrer por seu povo e com o seu povo; e também para nos ensinar que o ódio não tem a última palavra, que o amor é mais forte que a morte e a violência. Ele nos ensina a transformar a dor em fonte de vida e ressurreição, de forma que possamos aprender; Dele e com Ele, a força do perdão e a grandeza do amor”.

E é claro que o papel do padre também é ajudar as pessoas a transformarem sua dor na alegria da ressurreição.

A ACN ajuda o seminário na formação dos seminaristas todos os anos, e este ano está ajudando novamente. Desse modo, estes 91 jovens poderão seguir sua vocação até a ordenação.

Leave A Comment