//Paraguai: o Reino é semeado

Paraguai: o Reino é semeado

2017-01-18T11:44:12+00:00janeiro 10th, 2017|Projetos|

O vicariato de Chaco Paraguaio está localizado no oeste do Paraguai. Há 11 grupos indígenas de etnias diferentes vivendo dentro desse território, cada um falando sua própria língua. A região cobre uma área de 96 mil km² – quase o tamanho da Áustria. Os cerca de 30 mil habitantes do vicariato vivem dispersos e seu sustento vem de tudo o que solo, saturado de sal e, às vezes, pantanoso pode produzir. Muitos jovens não veem futuro para eles ali e outros também não completam os estudos, ao invés disso, emigraram para outras partes do país em busca de emprego, ou se envolvem com gangues de rua. Há uma grande ruptura da estrutura familiar tradicional e muitos pais se veem incapazes de instruir, direcionar bem os seus filhos.

A Igreja tem muito trabalho a fazer ali, mas também enfrenta grandes desafios. As rodovias são precárias e muitas delas ficam obstruídas na época de chuva, de modo que muitas aldeias ficam com acesso bloqueado. Enchentes também são um problema frequente. Há apenas seis padres atuando no vicariato. Além deles, doze irmãs da Congregação das “Hijas de María Auxiliadora” (Filhas de Maria Auxiliadora) trabalhando na diocese, três em cada uma das casas de missão de onde elas também saem para servirem as comunidades mais afastadas. Enfrentando as bruscas alterações do tempo, elas vão visitar as pessoas em aldeias remotas e inacessíveis, cuidam das crianças, dos jovens, das mulheres, dão instrução religiosa, visitam as famílias e doentes, prestam cuidados médicos aos que necessitam e ensinam os jovens a ler e escrever.

Irmã Blanca nos escreve: “Nós estamos tentando cultivar a semente do Reino de Deus nesse campo de missão”. Sem o comprometimento e o trabalho duro das irmãs, muitas pessoas das aldeias mais distantes não teriam nenhum tipo de cuidado.

O vicariato de Chaco Paraguaio é muito pobre e pouco pode dar suporte às irmãs. Assim, elas nos procuraram pedindo ajuda e respondemos com auxílio de subsistência, para que elas continuem tão belo apostolado.

Leave A Comment

A ACN está na Copa do Mundo. Ajude-nos a ganhar!