Em 17 de maio de 2017, o Cardeal Miloslav Vlk, ex-Arcebispo de Praga, teria celebrado seu 85º aniversário. No entanto, ele morreu apenas dois meses antes. Somente algumas horas antes de sua morte, ele sussurrou as palavras “Rei mais belo”. Quando perguntado o que ele quis dizer com isso, ele respondeu: “Jesus na Cruz”. Essas foram suas últimas palavras.

 

Cardeal Miroslav Vlk
Cardeal Miloslav Vlk

Abraçando a Cruz, e com ela o Crucificado, não havia palavras vazias para ele. Durante muitos longos anos de sua vida, ao longo do período de perseguição comunista à Igreja, teve que esperar anos pelo privilégio de ser admitido na universidade, já que quando jovem se recusou a se juntar aos grupos de jovens comunistas. Durante 17 longos anos, depois de concluir seus estudos secundários, teve de esperar pela ordenação sacerdotal, sem nunca saber com certeza se esse dia chegaria. E mesmo depois de sua ordenação, e depois de servir como pároco e secretário de seu bispo, ele foi proibido por 11 anos pelo estado de atuar como padre. Durante esse tempo, ele ganhou a vida como limpador de janelas e como arquivista, e praticou seu sacerdócio em segredo. Repetidas vezes ele lembrou o quão difícil foi para ele fazer esse sacrifício. No entanto, ele também foi capaz de dizer depois: “Descobri que esta cruz fez mais pela minha salvação e a dos outros do que se eu tivesse continuado como secretário do bispo durante aqueles anos… aquele tempo como limpador de janelas foi o momento mais abençoado da minha vida, e compreendi que estava vivendo o meu sacerdócio em toda a sua plenitude.”

Lema de vida

“Abaixem-se, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que, no tempo oportuno, vos exalte” (1 Pedro 5: 6). Estas palavras ficaram com Miloslav Vlk como um lema em sua vida. Ele as ouviu primeiro como um jovem, quando sentiu o chamado ao sacerdócio, mas não viu nenhuma possibilidade de alcançar este objetivo. Então, em 1994, quando foi feito cardeal, ele ficou abalado ao ouvir estas mesmas palavras mais uma vez na carta de São Pedro e percebeu como elas literalmente haviam se tornado realidade em sua vida.

Em 25 de março de 2017 ele foi finalmente colocado em seu túmulo para descansar na Catedral de Praga. Centenas de bispos e sacerdotes de todo o mundo, e milhares de pessoas de Praga e de toda a República Tcheca estiveram lá para lhe prestar as últimas homenagens. Foi enterrado na igreja mais importante da República Tcheca, o lugar onde os reis da Bohemia tinham sido coroados e igualmente enterrados. Mas seu único Rei era Cristo Crucificado. Quando seu caixão foi abaixado em seu túmulo no assoalho de pedra, o hino antigo soou na catedral lotada: “Christus vincit, Christus regnat, Christus imperat” (“Cristo conquista, Christ reina, Christ governa”). Este é o Rei que viu quando sussurrou suas últimas palavras, o Rei que lhe permitiu durante toda a sua vida participar dos seus sofrimentos e do seu abandono e que agora o exaltarão no tempo adequado.

Grande amigo da ACN

O maior desejo do Cardeal era despertar o amor de Cristo nos corações do seu povo. Depois dos anos do comunismo, este foi um grande desafio. O cardeal Vlk era amigo de toda a ACN e a ajuda que a obra de caridade lhe deu para reconstruir igrejas em sua Arquidiocese de Praga foi paga por ele “em uma moeda diferente – a da oração”, como repetidamente ele falou para a ACN.

Mas ainda há muito a fazer pela Igreja em seu país hoje. Mesmo agora, muitos dos edifícios confiscados da Igreja ainda não foram devolvidos pelo Estado, e muitos deles ainda estão em uma condição lamentável. Mas, acima de tudo, são as almas das pessoas que precisam ser reconstruídas. A República Tcheca é hoje um dos países mais ateus da Europa.

Jovens redescobrindo a fé

 

Centro de Evangelização para nova comunidade na República Tcheca
Centro de Evangelização para nova comunidade na República Tcheca

 

A boa notícia, entretanto, é que onde quer que as pessoas vejam a Fé Católica realmente sendo vivida, muitos jovens logo redescobrem essa Fé e buscam o batismo. Assim, comunidades novas e vivas estão sendo formadas, com famílias jovens trazendo seus filhos para a Fé e lançando as bases para a Igreja do futuro.

Em Tuchomerice, uma pequena cidade não muito longe de Praga, a nova comunidade católica Chemin Neuf criou um centro. É uma comunidade muito ativa que organiza encontros para jovens, jovens adultos e casais, oferece retiros, grupos de oração e uma escola bíblica. Todos os dias a Santa Missa é celebrada na comunidade, juntamente com a Oração da Manhã do Ofício Divino. Há também uma Adoração Eucarística regular. O centro também se destina a estar disponível para os grupos visitantes, de modo que não só as pessoas locais, mas também os católicos de outras partes da Arquidiocese possam aproveitar as facilidades que ele oferece. Graças à ajuda da ACN, eles já foram capazes de completar a capela e o refeitório e mais recentemente, puderam construir um anexo com 16 quartos. Mas o trabalho ainda está longe de terminar. Eles podem contar com a ACN.

Últimas notícias

Deixe um comentário