//Uma nova Fazenda da Esperança na cidade de Katchiungo, Angola

Uma nova Fazenda da Esperança na cidade de Katchiungo, Angola

2012-01-05T18:07:14+00:00janeiro 10th, 2012|Projetos|

A Fazenda da Esperança é uma iniciativa que nasceu há 25 anos atrás por um jovem católico. Como o nome sugere, a Fazenda oferece uma nova esperança para jovens dependentes químicos.

O conceito é simples, baseado em trabalho comunitário e espiritualidade cristã. Todo mundo tem que contribuir através do seu trabalho para o sustento da comunidade – seja cozinhando, lavando roupas, trabalhando na padaria, pastoreando o gado, trabalhando nos campos e jardins, entre outros serviços. Cada dia começa com uma palavra da Bíblia. O que é crucial e essencial é o desejo de cura, reconciliação e uma nova vida. Três vezes por semana tem missa. Todos estão convidados a participar, independentemente de suas convicções religiosas ou a falta delas.

Até agora, existem mais de 70 Fazendas em todo o mundo, onde cerca de 2500 jovens vivem e trabalham. Existem comunidades separadas para mulheres e homens. Agora, uma nova Fazenda está sendo estabelecida na cidade de Katchiungo, em Angola. Foi o próprio Papa Bento XVI que pediu aos fundadores do movimento – o brasileiro, Nelson Giovanelli Rosendo, e o padre alemão Frei Hans Stapel – para a realização desta fundação, em uma reunião em Roma.

Katchiungo está situada na diocese do Huambo. Aqui a Fazenda da Esperança assumiu um antigo mosteiro trapista abandonado. Sete missionários da Fazenda, que irão iniciar este novo projeto, já chegaram lá. O antigo mosteiro será reorganizado para acomodar duas comunidades de 20 pessoas cada. Todos eles são viciados que buscam a chance de um novo começo, e assim eles também são conhecidos como “recuperandos”.

A Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) tem ajudado na abertura de muitas outras Fazendas da Esperança no passado e novamente irá ajudar com parte das despesas da renovação inicial.

Leave A Comment