//Motocicleta ajuda Padre no trabalho pastoral em vilarejos rurais

Motocicleta ajuda Padre no trabalho pastoral em vilarejos rurais

2018-10-08T08:39:53+00:00outubro 3rd, 2018|Projetos|

O jovem Padre Ravi Kumar Devarapalli da diocese de Eluru (Índia), está encantado com sua nova motocicleta. Afinal, tornou-se muito mais fácil para ele o trabalho pastoral realizado em visitas aos fiéis católicos dos vilarejos circundantes. Graças à ajuda dos benfeitores da Fundação Pontifícia ACN, ele pôde adquiri-la.

A paróquia de missão onde ele trabalha fica numa região rural subdesenvolvida. Além disso, não possui seu próprio presbitério e, por isso, tem que morar na casa do bispo. Até então, ele conseguia visitar sua paróquia central utilizando o transporte público. No entanto, para conseguir chegar aos vilarejos de montanha do interior, tinha que usar uma bicicleta; além de lutar para conseguir passar por estradas bem ruins. Da mesma forma, era muito cansativo o trajeto, além de tomar muito tempo. Ademais, há nove destes vilarejos, sendo alguns muito longe da paróquia central. Nos vilarejos alguns já receberam o batismo. No entanto, algumas pessoas ainda estão se preparando para o mesmo. Alguns destes vilarejos estão localizados a 15 km de distância, enquanto outros três, localizam-se a uma distância de cerca de 30 km. Quase todas essas pessoas trabalham duro, como agricultores sem terra, trabalhadores diaristas ou empregados domésticos. Por isso, o padre só pode visitá-los à noite. Desse modo, o Pe. Ravi tinha que pedalar tarde da noite por estas estradas ruins. No entanto, aos domingos e dias santos, normalmente chegava atrasado para a Santa Missa; porque não conseguia chegar no horário em sua bicicleta.

Trabalho pastoral: “Eu estou muito feliz por poder exercer meu ministério aqui”

“As pessoas aqui são bem simples e pobres, mas muito abertas à mensagem de Cristo”, Pe. Ravi explica. Mas as seitas também estão começando a surgir na região e se a Igreja falhar, por falta de recursos, em providenciar o cuidado pastoral adequado às pessoas, eles podem se tornar presas fáceis para as seitas, as quais normalmente têm mais dinheiro e pessoal e atraem as pessoas com suas promessas fáceis e enganosas.

Mas agora, graças à nova motocicleta, Pe. Ravi pode visitar as pessoas com muito mais frequência. “Eu estou muito feliz por poder exercer meu ministério aqui”, diz Pe. Ravi, que foi ordenado há apenas dois anos, em 2016. E ele nos pede para transmitir seu agradecimento aos benfeitores e dizer isto a eles:

“Muitas pessoas tomam decisões que mudam a vida de outros. Obrigado por serem estas pessoas! Sua generosidade ajudará a mim e a minha diocese a fazer o mesmo pelos outros. Graças à sua generosidade podemos continuar a ajudar; principalmente na melhoria da vida dos fiéis, sobretudo no sentido espiritual. Novamente obrigado por sua bondade e coração generoso!”.

2 Comments

  1. Adrians 5 de outubro de 2018 at 17:37 - Reply

    Em que pais é essa diocese?

  2. ACN 8 de outubro de 2018 at 08:41 - Reply

    Adrians, por favor, nos desculpe. O projeto em questão fica na Índia. Atualizamos a matéria com essa informação. Muito obrigado por perguntar.

Leave A Comment