Os cristãos constituem 94,3 % da população da Venezuela e os católicos são 85,1%. Entretanto, as relações entre a Igreja Católica e o governo venezuelano não tem sido fáceis nos últimos anos.

Durante o governo de Hugo Chavez houve vários ataques a representantes e propriedades da Igreja. Chavez – cujo modelo confesso era Fidel Castro – acusou a Igreja várias vezes de manipular o povo e de interferir na política. O assim chamado “socialismo do século XXI” proclamado por Chavez funcionou no início basicamente como uma economia de mercado, mas logo ficou claro o papel dominante das empresas estatais. O sucessor de Chavez, Nicolas Maduro, continuou com a mesma política econômica.

Apesar de sua imensa riqueza em petróleo, a Venezuela ainda é um país pobre. O número de pessoas em extrema pobreza (ganhando menos de 3,00 reais por dia) aumentou no ano passado para mais de 250.000 pessoas. Um terço da produção econômica do país provém do petróleo extraído por empresas estatais. Em algumas regiões costeiras – como na diocese de Carúpano – os habitantes vivem em parte da pesca e do turismo. A pobreza generalizada é um desafio para a Igreja Católica que procura ajudar as pessoas tanto material como espiritualmente.

A diocese de Carúpano, que foi estabelecida pelo Papa João Paulo II no ano 2000, tem grande número de crianças. Por causa disto, o bispo D. Jaime José Villaroel, dá uma importância especial a educação das crianças na fé. Ele está contente com o desenvolvimento deste trabalho em sua diocese. Carúpano já vem usando livros publicados pela AIS para a formação de crianças e jovens na fé. Agora o bispo está pedindo mais exemplares – 10.000 copias da Bíblia da Criança, outro tanto do Catecismo para crianças, o mesmo do livreto do rosário e 200 coleções de posters para serem distribuídos em 22 paróquias e cinco vicariatos da diocese. Estas publicações serão também utilizadas no dia da juventude. Com a sua ajuda, dentro de pouco tempo cada criança da diocese poderá ter a sua própria Bíblia da Criança.

Últimas notícias

Deixe um comentário