Três padres, três irmãs e 26 mil pessoas para cuidar.

Há cerca de 26.000 pessoas vivendo no povoado de Kuwakhera, no estado de Uttar Pradesh, no norte de Índia. Estas pessoas pertencem a várias comunidades religiosas e castas sociais. Muitos são da casta Dalits, enquanto outros pertencem às castas inferiores. A maior parte é extremamente pobre e só muito poucos sabem ler ou escrever. As famílias vivem em condições miseráveis de saúde e higiene, e muitos são os trabalhadores presos aos campos dos grandes latifundiários, dependentes deles e à sua mercê. Não têm voz nem direitos próprios. A situação das mulheres é particularmente difícil.

Na Paróquia católica de Nossa Senhora, há três padres e três irmãs religiosas que ajudam na pastoral e nas necessidades materiais dos fiéis. Visitam regularmente as famílias, ajudando, aconselhando e apoiando nos seus problemas. Também ajudam as crianças a frequentar a escola. “Muitas das crianças são ótimos alunos” diz, com orgulho o pároco, Padre Lyju Gautam. Mas o mais importante é o apostolado pastoral. Nunca é cedo demais para começar a catequese. Uma das irmãs dirige um grupo de «Amigos do Menino Jesus» que tem mais de 40 crianças. “Queremos dar às crianças uma base sólida para a sua fé”, diz o pároco.

As irmãs também se preocupam especialmente com as mulheres que, até agora, mal se apercebiam da sua dignidade aos olhos de Deus. Adoração eucarística diária, terço rezado com as famílias e catequese intensiva fazem parte da vida da paróquia. Os dias festivos mais importantes são celebrados pelos fiéis católicos com tanta beleza e fervor que até hindus e muçulmanos participam e compartilham a experiência.

Contudo, existe um grave problema, dado que a casa paroquial está num sério estado de degradação e necessita de uma reforma urgente. Dentro de dois ou três anos estará inabitável. No entanto, a presença dos padres no meio dos fiéis é vital e está, por assim dizer, no centro desta ativa vida de paróquia e de fé.

O Padre Gautam procurou a AIS, confiante na ajuda, e nós pudemos dizer sim!

Últimas notícias

Deixe um comentário