O Bispo Salvadore Lobo de Baruipur tem grande dedicação aos pobres e deficientes. Quando ainda era seminarista, encontrou-se com Madre Teresa e, naquele momento, decidiu ajudar, como voluntário, no Lar para Moribundos de Kaligat, missão da madre em Calcutá, dando banho e cuidando dos doentes. Foi uma experiência que guarda para toda a sua vida.

Na sua também pobre diocese, o Ano Santo da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco, tem sido comemorado com uma excepcional e intensa solenidade. Nesse contexto, Dom Lobo consagrou uma comunidade à Divina Misericórdia. São precisas três horas de carro e mais uma hora de barco para chegar nessa igreja, que está situada numa ilha. Alias, muitos lugares da diocese são de difícil acesso.

No entanto, a maior preocupação no coração do bispo é assegurar que as pessoas tenham em seus corações a mensagem da Misericórdia de Deus. Assim, quer estabelecer um programa de três anos para ajudar as pessoas a crescerem num espírito de amor, paz e perdão mútuo, partindo deste ano da Misericórdia. Haverá uma série de cursos, workshops, retiros e dias de reflexão para diferentes grupos.

O principal foco será o trabalho com as crianças. Nesta região, a Igreja tem apenas algumas escolas católicas, o que resulta no insuficiente apoio e acompanhamento religioso. A influência da mídia também faz com que muitas crianças passem o seu tempo na frente de uma televisão ou de video-games, e consequentemente cada vez menos à Igreja. O Bispo quer intensificar o trabalho com crianças e jovens para enraizar mais profundamente nelas a fé. Além disso, haverá programas especiais para mulheres, uma vez que estas recebem pouco apoio e são pouco reconhecidas socialmente, mesmo aos seus próprios olhos. Existe ainda o fato de os Católicos pertencerem a minorias étnicas que são as mais pobres da sociedade indiana. Justamente pelas grandes dificuldades que sofrem que Dom Lobo deseja levar o anúncio e a certeza do amor de Deus para eles.

Últimas notícias

Deixe um comentário