Grande parte da Diocese de Malolos, localizada ao norte de Manila (Filipinas), foi atingida neste mês por fortes inundações. O Bispo José Francisco Oliveros relatou à Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) que o número de pessoas atingidas pelas enchentes chega perto de 900.000.

As cidades de Hagonoy e Calumpit foram quase que totalmente inundadas. As pessoas estavam com água até o pescoço, ou com níveis ainda maiores”. O bispo afirmou que doze paróquias foram severamente afetadas pelas cheias, com água por todo edifício.

Bispo Oliveros informou que as autoridades não conseguiram declarar estado de emergência, de modo que o resgate e ajuda às famílias aconteceu de forma muito lenta. As pessoas que fugiam das inundações deixavam tudo para trás, obviamente não tinham comida, tão pouco algum lugar para comer. Em resposta, o bispo Oliveros fez da própria cozinha um refeitório para os necessitados.

A extensão do desastre foi agravada por erro humano, como a abertura de barragens em momento inoportuno.

A diocese já havia sido devastada por inundações há apenas dois anos. Alguns dos danos ainda não foram reparados. O Bispo pediu à Ajuda à Igreja que Sofre apoio para as pessoas que foram diretamente afetadas pelas enchentes.

Últimas notícias

Deixe um comentário