A diocese de Hyderabad fica no sul do Paquistão e cobre uma vasta área de mais de 130 mil km². No entanto, há apenas cerca de 50 mil católicos entre uma população muçulmana de 28 milhões. A maioria dos católicos dessa região pertence a minorias étnicas, muitos deles são convertidos do hinduísmo.

Eles se encontram no nível mais baixo da sociedade e muitas vezes são condenados a trabalhar como diaristas nos campos dos grandes proprietários de terras ou como fabricantes de tijolos nos fornos. De um modo geral, eles estão inteiramente à mercê de seus patrões ricos. Eles também desempenham tarefas tão simples como varredores de rua ou limpadores de banheiros públicos nas cidades.

Luta diária

São pagos irregularmente, às vezes mais, às vezes menos, e famíliasinteiras podem rapidamente se afogar em dívidas. Se um familiar fica doente ou está fora do trabalho, ou se o patrão não paga seu salário, então toda a família é obrigada a pedir dinheiro emprestado, geralmente a taxas de juros exorbitantes. Como resultado, a família cai cada vez mais em dívida e entra em uma espiral viciosa de pobreza e dependência. Muitas famílias ficam presas por gerações neste ciclo de escravidão por dívida. É um fardo muito pesado e esmaga muitas pessoas.

O bispo D. Samson Shukardin escreve: “Somente para ter algo na mesa a cada dia já é uma batalha diária para essas famílias. A espiral da pobreza, do desemprego e do endividamento levam muitos a ficar dependentes de drogas e outras formas de dependência e fazem suas famílias cair numa verdadeira praga de conflitos, discussões, discórdia e, em muitos casos, violência doméstica”. Por isso, é o desejo mais profundo do bispo poder ajudar essas famílias a se manterem juntas nessas circunstâncias difíceis e a viver a fé cristã de tal forma que a paz, harmonia e o amor possam prevalecer dentro delas. Para este fim, ele estabeleceu um programa para fortalecer e apoiar casais e suas famílias.

Fé: alimento para as famílias

Sob a direção de uma freira que trabalha há 25 anos no apostolado familiar e com a ajuda de casais treinados e experientes, cursos e reuniões estão sendo oferecidos em todas as 17 paróquias da diocese, para casais jovens que estão prestes a se casar, para casados no processo de estabelecer sua família e para grupos familiares em geral. Como ser bons pais? Como a família pode orar junto? Como os casais podem aprender a conversar juntos e a respeitar uns aos outros? Como podemos estabelecer um casamento cristão e uma vida familiar cristã, baseado nos sacramentos? O programa inclui essas e muitas outras questões.

O bispo nos escreveu para expressar seu apoio. “Eles têm meu apoio e apoio total”, ele escreve, “uma vez que o bem-estar da família é decisivo para o futuro do mundo e da Igreja”. Somente se alimentarmos a vida cristã das famílias e apoiá-las pastoralmente, a Igreja será fiel à sua missão como “uma luz para as nações”. Prometemos apoio a esses cursos para famílias e casais nas 17 paróquias da diocese.

Últimas notícias

Deixe um comentário