Os capuchinhos têm uma forte presença na Etiópia. Dos 90 ou mais que estão trabalhando ativamente na pastoral, muitos estão servindo em áreas remotas e negligenciadas, onde praticamente não há mais ninguém para ajudar o povo além deles.

De um modo geral, se tem uma alta consideração pelos padres na Etiópia, significando, ao mesmo tempo, que as pessoas sempre esperam algo deles, buscando-os em todas as suas necessidades, sejam elas espirituais ou materiais. Procuram o sacerdote para ajudar-lhes com dinheiro, alimentos, medicamentos ou com um lugar na escola para os seus filhos; procuram conselhos sobre como fazer as suas colheitas crescerem melhor ou sobre como podem sustentar melhor suas famílias; procuram apoio e instruções quanto à maneira de ganhar a sua vida diária. Em áreas de extrema pobreza e de privações, a presença do sacerdote pode significar muito para essas pessoas.

Justamente porque esses padres têm de ser “tudo para todos”, é essencial para eles uma sólida formação básica, mas também uma oportunidade de formação contínua e permanente. Foi por isso que a Ordem dos Frades Menores decidiu fornecer cursos regulares para que seus sacerdotes aprofundem os seus conhecimentos das Escrituras. Isto não é só dá-lhes a oportunidade de aprofundarem a sua relação com Cristo, mas também ajudá-los na sua vocação, lhes permitindo ser melhores pregadores e, assim, enraizarem a mensagem do Evangelho de modo mais profundo nos corações dos fiéis. Estes cursos permanentes também são importantes para os sacerdotes pessoalmente, uma vez que depois de completar a sua formação básica, muitos destes capuchinhos franciscanos costumam ir direto para o trabalho pastoral e logo se vêem confrontados, durante o dia inteiro, com todos os tipos imagináveis de dificuldades. Em resultado, eles quase não tem tempo para se concentrarem em sua própria vida de oração pessoal e desenvolvimento espiritual. Portanto, esses cursos são uma oportunidade vital para eles recarregarem suas baterias espirituais e atualizarem seus conhecimentos. Os franciscanos pediram assim a nossa ajuda, e a ACN está contribuindo para a realização deste programa de formação permanente.

Últimas notícias

Deixe um comentário