//Filipinas: Ao encontro e resgare das famílias

Filipinas: Ao encontro e resgare das famílias

2017-01-18T12:32:01+00:00agosto 29th, 2016|Projetos|

A Arquidiocese de Zamboanga tem cerca de 620.000 católicos e já contou com um programa de formação para agentes de pastoral leigos nas 27 paróquias da diocese, cuja tarefa era a preparação de jovens casais para o sacramento do matrimônio e aconselhamento de casais e famílias.

Agora, diante da crise que assola o casamento e a família – situação em que cada vez mais casais estão simplesmente vivendo juntos e muitos casamentos e famílias estão sendo dilacerados – a arquidiocese está planejando formar outros 127 agentes de pastoral que atuarão nas paróquias, aconselhando e apoiando casais e famílias. Eles, por sua vez, serão auxiliados nesse serviço por ajudantes voluntários. O objetivo do programa é garantir que as famílias estejam profundamente enraizadas na Palavra de Deus e na Eucaristia, para que testemunhem o Evangelho, respeitem a dignidade da vida desde o momento da concepção e aprofundem a compreensão do ensinamento da Igreja sobre o sacramento do matrimônio, da família e a pratiquem em suas vidas.

Entre os muitos desafios para as famílias nesta região, estão a pobreza e também a ameaça constante de desastres naturais. Nesta situação precária muitos casais simplesmente vão morar juntos, trocam as prioridades e acabam achando que não podem, ou não precisam, se dar ao luxo de casar. Outros desafios também brotam das novas mídias e tecnologias, que são muitas vezes uma má influência, prejudiciais para as famílias e as relações humanas em geral.

A ideia é oferecer a essas famílias oficinas, seminários e retiros anuais, bem como aconselhamento e apoio individual, para ajudá-los nessas dificuldades. Os agentes de pastoral que executarão esses programas devem primeiro passar por uma formação de três anos. A ACN tem apoiado este curso de formação para os 127 agentes leigos envolvidos, desde 2014 até este ano, o último ano do ciclo de formação.

Leave A Comment