“A família é a via da Igreja”, escreveu são João Paulo II. Ela é também o caminho para a paz e a reconciliação – e é o tema central da África para 2014/2015.

Na família, as crianças aprendem a rezar – quando os pais rezam. É na família que elas também aprendem a fidelidade – de acordo com o exemplo do pai e da mãe. E aprendem a perdoar – quando também os pais perdoam. O casal é a célula germinal e o núcleo da sociedade.

A partir dessa consideração, o bispo Servilien Nzakamwita, de Byumba (Ruanda) coloca particular ênfase na formação humana e espiritual dos casais. Seu programa é certeiro e a A Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) apoiou com 20.300 reais. Agora, já são mais de cinco mil os casais que, por sua vez, formarão outros casais. Eles aprendem não só a viver as virtudes cristãs e a administrar a casa, mas também o controle natural da fertilidade. Eles também tratam sobre a importância da família para a sociedade.

“Afamília é a escola da vida”, diz o bispo. Para o traumatizado país, Ruanda, e para o continente tão sofrido, a família é também uma escola da paz.

Últimas notícias

Deixe um comentário