//É Cristo quem garante o sucesso

É Cristo quem garante o sucesso

2015-12-16T14:06:44+00:00dezembro 28th, 2015|Projetos|

Os futuros sacerdotes devem ser testemunhas da Ressurreição, ensina o Papa Francisco, porque “afinal de contas, não devemos formar administradores e executivos, mas irmãos e pais que acompanhem as pessoas no caminho da vida.”

Essas palavras do Papa são citadas ponderadamente pelo diretor do Seminário de São Francisco em Jaffna, no Sri Lanka, em seu relatório anual. Formar para ser Bom Pastor é sua aspiração, e as frases do Papa Francisco lhe dão força. Naturalmente se ensinam também todas as outras matérias e disciplinas, desde a filosofia, passando pelo direito canônico, até a dogmática. Depois de 25 anos de guerra civil, as pessoas do Sri Lanka precisam de uma mão amiga que ajuda, mais do que de um dedo em riste que admoesta. Amor e Logos é o lema, bem de acordo com as palavras de Bento XVI: “O amor por si só não resolve; só quando o amor e a verdade coincidem, então o homem se torna livre.”

O seminário em Jaffna existe há quase 35 anos. Várias vezes os seminaristas tiveram de fugir durante a guerra, só podendo levar uns poucos livros e outros utensílios. No total, apesar das circunstâncias, foram formados 125 padres.

De início eles eram cinco, agora são 34 jovens seminaristas. Eles vivem apertados, muito apertados. Eles compartilham dois grandes dormitórios. Mas não seria mal se para as próximas vocações houvesse um quarto próprio para cada seminarista. Porque, como lembra o reitor aos futuros sacerdortes, usando as palavras do Papa, “mesmo que você perca tudo na vida, mantenha no coração a relação profunda com Cristo”. Para isso é necessário esse espaço de refúgio para a intimidade com Cristo. Na casa existente não é possível criar mais esses espaços. Por isso a ACN financiará a construção do “bloco dos teólogos”. A relação com Cristo, segundo o Papa Francisco, seria a “garantia para o sucesso; com ela vocês podem progredir.” Quem ajuda os seminaristas dessa forma mostra-lhes que Cristo é o Bom Pastor, que sabe unir em sua Igreja amor e verdade.

Mas mesmo um seminarista não vive só da Palavra. Ele precisa comer, beber, dormir. Comer e beber, por sua vez, são ocasiões de comunhão fraterna com os outros seminaristas. Para isso eles precisam de cadeiras e da mesa comum. É isso que falta no seminário São Francisco Xavier, em Lahore, no Paquistão. Ele já existe há 15 anos e as vocações são numerosas. 92 seminaristas se preparam para o sacramento da Ordem, entre eles 18 estudantes de várias ordens. O refeitório já teve de ser ampliado, mas ainda faltam quatro mesas e 25 cadeiras e, além disso, mais 25 cadeiras e carteiras para as salas de estudo. Para o descanso merecido, há a necessidade de mais 40 camas. As obras da construção foram sustentadas pela diocese e pelo seminário. Para os móveis em geral não sobrou dinheiro. Por isso a ACN prometeu a compra do que ainda falta ao seminário. As testemunhas da Ressurreição devem viver e trabalhar de maneira digna, fazendo o mesmo às suas ovelhas no futuro.

2 Comments

  1. Alidia Rejane Cavalli 8 de janeiro de 2016 at 23:08 - Reply

    Boa Noite !
    Sou contribuinte da AIS e tenho recebido boletos com vencimento para 2017.
    Mesmo o calendário é com estas datas.
    Podem mandar outros boletos?
    Atenciosamente

  2. Sueli 13 de janeiro de 2016 at 16:50 - Reply

    Olá! Quanto ao comentário da Alidia Rejane Cavalli não importa a data do boleto pode mesmo assim contribuir com ele, também recebo e envio a contribuição normal quando posso, nem sempre mensal conforme minhas condições. Ok. Abraço

Leave A Comment

A ACN está na Copa do Mundo. Ajude-nos a ganhar!