//Congo: A experiência do pastoreio

Congo: A experiência do pastoreio

2014-08-22T14:07:42+00:00agosto 24th, 2014|Projetos|

Sois chamados a ser pastores, vivendo com ‘o cheiro das ovelhas’, pastores no meio do seu rebanho e pescadores de homens – foi esta a mensagem do Papa Francisco aos padres, na sua homilia da Missa Crismal, na Quinta-feira Santa de 2013.

É esta a classe de padres que o Bispo Fridolin Ambongo, Administrador Apostólico da Diocese de Kole, República Democrática do Congo, gostaria de ver na sua diocese. E quer que os jovens- que agora estão se preparando no seminário, na esperança de um dia servirem como padres e verdadeiros pastores do seu povo – não só recebam uma boa formação acadêmica, como também conheçam a realidade da vida nas paróquias.

Consequentemente, cada um dos seus 22 seminaristas participam de uma experiência prática, durante um mês, numa das paróquias da diocese. Aí poderão experimentar, em primeira mão, a vida e as preocupações, as necessidades e as perplexidades dos fiéis, de modo a que, quando forem padres, conheçam aqueles para junto dos quais foram enviados. Ao mesmo tempo, o bispo espera que, através deste contato com os seminaristas, outros jovens ganhem coragem para discernir e seguir uma vocação sacerdotal ou religiosa.

Por se tratar de uma diocese pobre, Dom Ambongo nos pediu ajuda para custear as despesas de viagem e tudo o que estes 22 jovens irão necessitar para o seu estágio pastoral. A Ajuda à Igreja que Sofre, por sua vez, comprometida com a formação dos futuros sacerdotes, pôde mais uma vez dizer sim ao apelo e, junto com os benfeitores de todo o mundo, rezamos para que estes futuros padres possam ser sinais de Cristo para o povo.

Leave A Comment

A ACN está na Copa do Mundo. Ajude-nos a ganhar!