Na extremidade do deserto sírio encontra-se a aldeia de Rdaymé Charquyé. Onde há uma população de 2,500 habitantes, dos quais 365 são católicos, enquanto a grande maioria são membros do “Druze”, uma seita religiosa islâmica que é difundida no Oriente Médio.

As pessoas da aldeia vivem juntas em paz e harmonia. A principal fonte de subsistência é a agricultura e pecuária, mas nos últimos anos a falta de chuva fez com que muitas pessoas, especialmente os cristãos, mudassem-se para outros lugares, em busca de trabalho.

Por muito tempo a comunidade de Rdayme Charquye não teve uma igreja, de forma que as pessoas se reuniam para Santa Missa em casas privadas. Em 1983 eles começaram os trabalhos de construção da igreja, com uma sala adjacente onde as mulheres poderiam se reunir para matrimônios ou funerais – para as áreas de maioria “Drusa” como este onde as mulheres não podem se reunir com os homens.

Em 2003, também começou os trabalhos de uma sala para os homens, mas este não pôde ser concluído por falta de dinheiro, embora as pessoas tivessem tentado levantar fundos. Além de tudo isso, é necessário agora restaurar a igreja, mas novamente isto é algo que a comunidade não pode administrar através de seus próprios recursos. AIS prometeu ajudar esta pequena comunidade cristã.

Últimas notícias

Deixe um comentário