//Casa de repouso para os sacerdotes na Sérvia precisa de ajuda

Casa de repouso para os sacerdotes na Sérvia precisa de ajuda

2014-07-11T16:32:27+00:00julho 11th, 2014|Projetos|

Há alguns anos, Dom Ladislav Nemet, de Zrenjanin, na Sérvia, teve de começar a pensar em um importante problema: como cuidar de seus padres aposentados que, após anos de serviço fiel, estavam frágeis ou doentes.

Dom Ladislav sabia que este era um problema que se tornaria ainda mais grave no futuro e que ele simplesmente não podia fechar os olhos para ele. Naquele tempo, havia apenas uma residência para idosos na diocese – que hoje já está totalmente ocupada. Ela, porém, era inadequada para padres aposentados e por isso Dom Ladislav decidiu estabelecer um novo lar de idosos.

Na cidade de Kikinda, na fronteira com a Romênia, ele encontrou uma casa vazia, que havia sido ocupada até 1993 pelas Irmãs do Amor Divino. Lá, o bispo está prestes a finalizar o lugar ideal para acolher seus antecessores.

A nova casa foi pensada para atender tanto aos religiosos que necessitam de repouso quanto à comunidade local. Para isso, no sótão, foi criada uma pequena capela destinada à celebração da Eucaristia dos moradores e aberta a quem desejar, assim como a área circundante da casa. O piso térreo foi idealizado como um centro diurno para os necessitados, gerido pela diocese em colaboração com a Caritas sérvia. Há ainda um andar reservado às religiosas idosas, além do alojamento para os padres aposentados.

Além disso, uma ala extra será adicionada para acomodar os idosos da região de Kikinda. Desta forma, o centro pode ser incorporado ao sistema social do Estado e receber apoio governamental, contribuindo para a manutenção econômica da casa e ampliando o número de locais para idosos na cidade – atualmente a fila de espera para um lugar na casa de idosos da cidade pode chegar há dois anos.

O projeto inicial está finalizado, exceto pela instalação da grande cozinha; da qual Dom Ladislav Nemet pede o auxilio da Ajuda à Igreja que Sofre para concluir. Que nosso coração arda por esses religiosos e religiosas que tanto serviram à Deus e hoje aguardam para voltar à Ele.

Leave A Comment

A ACN está na Copa do Mundo. Ajude-nos a ganhar!