Foi um momento de grande alegria quando a igreja, recentemente construída, de Santo Inácio de Loyola foi consagrada em Berhimunda, na Índia Oriental. O bispo foi recebido com danças tradicionais pelo povo antes da celebração da Missa. Dezenas de sacerdotes e religiosos estiveram presentes na cerimônia de consagração da igreja, bem como uma multidão de mais de mil fiéis católicos. A igreja foi construída graças a generosidade dos benfeitores da Ajuda à Igreja que Sofre.

Berhimunda era atendida, até então, pela paróquia de São José de Ambapani, desde sua fundação em 1998. Naquele tempo, não existia nada lá – nem igreja, nem presbitério, nenhum local para atividades paroquiais. Assim, tudo teve de ser iniciado a partir do zero. A paróquia cobre uma área vasta e subdesenvolvida, na qual quase todos os habitantes pertencem a minorias étnicas. Havia em Berhimunda uma minúscula capela feita de pau a pique, mas com o tempo ela foi muito avariada pelo vento e pelos temporais. Em todo caso, ela havia se tornado pequena demais para o número cada vez maior de fiéis católicos. O povo tentou coletar fundos para construir uma nova capela. Porém, a maioria das famílias da região vivem em grande pobreza e, por isso, não foi possível arrecadar os fundos necessários.

Agora, o pároco, padre Bijay Kerketta, nos escreveu: “Em nome de todo o povo de Berhimunda, queria exprimir nossa grande gratidão por sua amizade e apoio. Saibam que estamos rezando por vocês. Seremos gratos para sempre à AIS e a todos os que nos ajudaram”!