//Camarões: Um carro faz diferença

Camarões: Um carro faz diferença

2016-05-20T16:53:12+00:00 Maio 23rd, 2016|Projetos|

Sâo muitos os desafios para se levar adiante a Boa Nova de Jesus Cristo. Alguns desafios podem estar além de nossa competência, já outros nós podemos ajudar!

A diocese de Mamfe, situada na parte sudoeste da República dos Camarões, foi criada em 1999 pelo Papa João Paulo II com, inicialmente, apenas seis paróquias. Agora o número de paróquias cresceu para 25. Apesar desta parte visivel do crescimento religioso, no social as pessoas ainda são muito pobres. Mesmo o bispo precisa trabalhar no campo para garantir seu sustento. E como se não bastasse, existem outros problemas: a diocese está perto da fronteira com a Nigéria e, nos últimos anos, muitas pessoas vêm para a região fugindo dos ataques terroristas do Boko Haram. Mas agora houve ataques e incursões nos Camarões, de modo que, também lá, as pessoas estão vivendo com medo.

As distâncias nesta diocese são consideráveis e envolve grandes desafios para o serviço pastoral. Em algumas comunidades se leva até 18 horas para chegar. Em outras, durante a estação chuvosa, as igrejas ficam completamente isoladas e há aquelas ainda que só podem ser alcançadas por barco. Além disso, existem regiões montanhosas, onde as estradas são muito perigosas. A maioria não é asfaltada, possui buracos grandes e, com as chuvas, outras estradas simplesmente se tornam um mar de lama. Mas para estes desafios se pode encontrar solução: um veículo com tração nas quatro rodas pode ajudar para que o sacerdote não fique impotente na beira de alguma estrada e nem precise abandonar as visitas pastorais.

A diocese tem o seu próprio departamento pastoral, que fornece uma série de programas para a evangelização, formação religiosa e um outro para a formação contínua. Os padres e agentes pastorais vão para as paróquias a fim de “levar as boas novas da salvação para todos”, como nos disse o bispo. Até recentemente, no entanto, “sair” significava literalmente “andar a pé”, já que muitas paróquias só podem ser alcançadas desta forma, mesmo que se leve horas, ou mesmo dias, de caminhada.

Não surpreendentemente, Dom Andrew Nkea trouxe este problema para a ACN e pediu nossa ajuda. Graças à generosidade dos nossos benfeitores, fomos capazes de dar-lhe os recursos necessários para a compra de um veículo adequado. Agora o veículo finalmente chegou e, solenemente ele entregou a chave para os seus sacerdotes e agentes pastorais. Na ocasião, o bispo exortou-os a redobrar seu zelo pastoral. Ao mesmo tempo, ele expressou sua “gratidão pela grande generosidade dos benfeitores e por este presente maravilhoso para a pastoral e de valor inestimável”.

Leave A Comment