//Bicicleta: um instrumento pastoral

Bicicleta: um instrumento pastoral

2017-06-01T17:15:54+00:00maio 31st, 2017|Projetos|

275 catequistas dizem “obrigado” pelas bicicletas que nossos benfeitores forneceram para o seu trabalho nas aldeias locais.

Na diocese de Eluru, Índia, com suas 1.150 aldeias católicas, os catequistas leigos desempenham um papel crucial. Pois é simplesmente impossível que os sacerdotes estejam em todos os lugares ao mesmo tempo, de modo que cabe aos catequistas, na maior parte do tempo, preparar as pessoas para os sacramentos do Batismo, Primeira Comunhão, Confirmação e Matrimônio. Eles também conduzem os serviços de oração e liturgias da Palavra, visitam os fiéis em suas casas e oram com as famílias. No entanto, tem havido um notável aumento na influência do cinema e da televisão sobre essas famílias e com ele um crescimento nos problemas. Daí uma preparação sólida para o casamento e o aconselhamento e o acompanhamento das famílias estão se tornando cada vez mais importantes. Mais uma vez, os catequistas prestam um precioso serviço aqui.

A diocese é muito pobre, no entanto, ela se situa numa região do sudeste do estado costeiro de Andhra Pradesh que está frequentemente à mercê de desastres naturais. A maioria das pessoas nessa região são trabalhadores manuais comuns, dependentes dos grandes proprietários de terras para sua subsistência. Por isso, os montantes que podem doar à Igreja também é muito pequeno. Os próprios catequistas recebem apenas uma remuneração mínima. Mas a diocese queria, pelo menos, equipar 275 desses catequistas com bicicletas, para que pudessem chegar mais facilmente às aldeias onde servem. Graças à generosidade dos benfeitores da ACN uma ajuda foi enviada para esse fim. Até agora todos os catequistas receberam suas bicicletas e o padre Tatapudi Emmanuel, que é o tesoureiro diocesano, escreveu à ACN para agradecer: “Agradeço de todo o coração a vossa generosa ajuda para a diocese de Eluru. Os catequistas estão muito felizes por terem essas bicicletas para o seu serviço pastoral. Recentemente tivemos uma reunião de dois dias para todos os catequistas e no final do encontro, todos eles manifestaram a sua grande alegria por terem recebido essas bicicletas, pelo que a obra pastoral deles certamente será melhorada. Junto com os meus companheiros sacerdotes, agradeço toda a ajuda que vocês nos têm dado para proclamar a Mensagem do Evangelho ao povo e asseguro-vos as minhas orações, Maria, José e o Menino Jesus vos abençoem ricamente! “

One Comment

  1. Maria Cleoneide Cabral Monteiro 11 de junho de 2017 at 00:07 - Reply

    Gostaria de contribuir com a acn, por favor me mande o boleto bancário de contribuição. Outra coisa, gostaria também de saber como está o padre Evaristo Debiasi, pois acompanho os programas da anteriormente AIS e que agora é ACN. Padre Evaristo Debiasi é muito especial e está fazendo muita falta. Deus abençoe a todos.

Leave A Comment

A ACN está na Copa do Mundo. Ajude-nos a ganhar!